Continua após publicidade

Bem-estar na cidade do futuro

São José dos Campos investe em tecnologia e inovação em prol da qualidade de vida de seus moradores

Por Ana Carolina Pereira, de Abril Branded Content
26 jan 2021, 15h00

A 81 quilômetros da capital paulista, o município de São José dos Campos, além de ser referência mundial em desenvolvimento tecnológico, faz uso da tecnologia também a favor do bem-estar de seus 720 000 habitantes. Segundo informações da prefeitura, a atual gestão tem como objetivo modernizar os serviços prestados às pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. Na cidade, a inovação move todas as ações e está presente nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, urbanismo, segurança pública, esporte e cultura.

Um bom exemplo é a implementação de um projeto, inédito na América Latina, que integra os serviços públicos, conectando a população. A iniciativa, baseada no conceito de cidade inteligente, inclui 1 000 câmeras com reconhecimento facial, um Centro de Segurança Integrada (CSI) e a interligação semafórica, além de internet gratuita nos espaços públicos.

Outro projeto pioneiro no país é a Linha Verde, corredor sustentável em construção que deverá interligar as regiões sul, leste e central, adotando o sistema Veículo Leve sobre Pneus (VLP), 100% elétrico, com o objetivo de otimizar os trajetos e melhorar a qualidade de vida da população.

VLP
(Modelo VLP/Divulgação)

O município é conhecido por ser a casa de empresas tecnológicas – mais de 300 companhias, incluindo instituições de ensino e pesquisa, escolheram o Parque Tecnológico da cidade para abrigar seus negócios. O complexo de inovação e empreendedorismo foi inaugurado em 2009, recebendo investimentos na cifra do bilhão.

Continua após a publicidade

Tecnologia por todos os cantos

Da cidade saem remédios, equipamentos 5G, fontes de energia, geradores, autopeças e perfilados que abastecem o Brasil e o mundo.

Mas o dia a dia de São José também respira modernidade e tecnologia. O município conta com lâmpadas de LED em todos os bairros, frota 100% elétrica na Guarda Municipal, incentivo ao empreendedorismo nas escolas, monitoramento do território via satélite, Poupatempo Rural, ferramenta que permite resolver todos os serviços virtualmente e outras ações, como castração e chipagem de animais em massa.

Resultados na prática

Na área da saúde, a maior preocupação é melhorar a experiência de quem busca atendimento na rede pública. A cidade também construiu um hospital de retaguarda definitivo em 35 dias, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A segurança conta com o São José Unida. Criado para integrar o trabalho das forças policiais e diminuir a criminalidade, o programa ajudou o município a registrar, em 2020, os menores índices de homicídio, roubo e furto dos últimos 19 anos.

Continua após a publicidade

Na educação, vale ressaltar a obtenção do melhor resultado entre as dez maiores cidades do estado, como constam nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para chegar lá, foram necessários bom relacionamento entre escola e comunidade, incentivo à leitura e baixa rotatividade de funcionários. Além, é claro, a já naturalizada tecnologia, que aproxima as escolas de São José dos níveis de instituições de ensino europeias.

Mais qualidade de vida

O incentivo à inovação ocorre em um ambiente cada vez mais arborizado. O plantio de mais de 170 000 árvores levou o município a integrar o trio das primeiras cidades brasileiras homenageadas com o reconhecimento do programa Tree Cities of the World (cidades arborizadas do mundo, em tradução livre), oferecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day. São José também conquistou a certificação Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

São José dos Campos
(Claudio Viera/Divulgação)

Nos quatro cantos da cidade, áreas verdes foram revitalizadas e recebem manutenção diária. Por meio de iniciativas como o Minha Praça de Volta e o Nossa Praça, mais de 40 praças já receberam serviços de pintura geral e de bancos, podas de árvores, paisagismo e jardinagem, melhorias na iluminação pública, recuperação de pisos e troca de lixeiras.

Continua após a publicidade

Muito mais do que o berço da tecnologia, São José dos Campos está em constante desenvolvimento e utiliza todo o seu potencial inovador para benefício da população. Trata-se de uma smart city que oferece dinamismo e alta qualidade de vida tanto nos detalhes urbanos do cotidiano quanto na grandiosidade das novidades tecnológicas que exporta para o mundo e da qual também usufrui. Uma cidade cujo principal objetivo é cuidar para que os seus moradores, que já vivem no futuro, tenham o bem-estar sempre garantido.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.