Continua após publicidade

CoronaVac entra na fase final de testes e Brasil pode iniciar imunização em janeiro

“Estamos muito próximos de termos uma vacina”, afirmou Dimas Covas em coletiva de imprensa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 nov 2020, 13h35 - Publicado em 23 nov 2020, 13h27

O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (23), em coletiva de imprensa no Instituto Butantan, que a CoronaVac atingiu o número mínimo de infectados pela Covid-19 necessários para entrar na fase final. Diretor do Instituto, Dimas Covas afirmou que “estamos muito próximos de termos uma vacina”. 

Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, disse que é esperado iniciar a campanha de imunização no começo do próximo ano. “A expectativa é que já no mês de janeiro próximo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, tenha aprovada a CoronaVac e com as 46 milhões de doses disponíveis, o Instituto Butantan, e em conjunto com o programa nacional de imunizações, poderá vacinar brasileiros”. 

A fase 3 dos estudos dividiu os voluntários em dois grupos iguais em que metade recebe a vacina e a outra metade, um placebo, sem que eles saibam qual das duas opções foi aplicada. Para que a análise fosse concluída, era preciso que no mínimo 61 casos de Covid-19 ocorressem entre os 13 mil voluntários, independentemente de qual grupo pertencessem. Foram 74 infectados registrados ao todo.

“Teremos a divulgação logo na primeira semana de dezembro pelo Comitê Internacional Independente sobre a eficácia da vacina, do quanto ela é capaz de proteger na vida real contra o coronavírus. Assim que divulgados esses resultados, eles serão encaminhados para a Anvisa, para seu reconhecimento e chancela”, explicou o secretário estadual da Saúde.

Continua após a publicidade

Dimas Covas afirmou que, em um primeiro momento, a vacina deve ser distribuída para pessoas pertencentes aos grupos de risco para a doença.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.