Continua após publicidade

Três regiões de SP têm aumento de mortes por Covid-19

Barretos teve alta de 457% durante a semana, mas revisão das fases em cada área passou a ser mensal, o que impede regressão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 set 2020, 19h00

No estado de São Paulo, três regiões tiveram piora no número de mortes por Covid-19 nesta semana: alta de 15% em Franca, 68% em Araraquara e, em Barretos, 457%. Essas cidades não voltarão para a Fase Laranja (fase mais rígida que a atual) por conta de uma atualização nas regras do Plano São Paulo, o sistema de flexibilização da quarentena.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90 

Desde a última sexta-feira (11), o plano passou a ser revisado mensalmente. A regra anterior previa revisões por semana (em caso de piora) ou a cada duas semanas (em caso de evolução).

O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (18) que as mudanças extraordinárias serão feitas em casos “muito específicos, de emergência” e que este não é o caso das três áreas que tiveram piora nesta semana.

“Nós já havíamos anunciado no início desta semana que a reavaliação do Plano SP passaria a ser mensal, e não mais quinzenal. O que não nos desobriga de manter a atenção e, em casos muito específicos, de emergência, fazer análises e mudanças quão rápido necessário. Não é o caso ainda”, disse.

Continua após a publicidade

Segundo José Medina, coordenador do centro de contingência contra Covid-19 em São Paulo, essa “mudança extraordinária” só vai ocorrer caso os indicadores mostrem que a região deva voltar direto para fase vermelha da quarentena. “A qualquer momento essa reclassificação pode ocorrer, pra fase vermelha, ela é analisada durante a semana e a decisão é tomada sexta-feira. Nesta sexta-feira, hoje, não tem nenhuma região que foi reclassificada pra fase vermelha”, afirmou Medina.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.