Continua após publicidade

Estação de trem aguarda viabilização de projeto de restauro desde 2015

Erguida em 1906, a Estação Ferroviária de Mairinque tem calha furada, infiltrações e mato alto

Por Alice Padilha
Atualizado em 3 jul 2020, 23h39 - Publicado em 3 jul 2020, 06h00

Localizada a cerca de 75 quilômetros de São Paulo, no caminho para Sorocaba, está Mairinque, de 50 mil habitantes, uma cidade que cresceu ao redor da Estação Ferroviária de Mairinque. “Eu trabalhei ali por mais de vinte anos. Comecei fazendo reparos em truques de vagão e me aposentei como inspetor. Meu pai, meu avô e meus tios trabalharam lá. A cidade nasceu com os ferroviários. Quase todas as famílias têm um”, conta Francisco Antônio de Camargo, presidente da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária.

(Acervo Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária/Divulgação)

A construção atual, inicialmente chamada de Estação Mayrink, foi erguida em 1906. Substituiu um tímido prédio de madeira, inaugurado dez anos antes, de forma provisória. Fez parte da Estrada de Ferro Sorocabana, projetada para diluir o monopólio de exportação da antiga São Paulo Railway, primeira ferrovia do estado. Os trilhos ligavam o interior (Sorocaba, Itu e Campinas) à capital e ao litoral, principalmente ao porto de Santos.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

O projeto do arquiteto Victor Dubugras foi o primeiro do tipo a ser construído com concreto armado no país. Também inaugurou o modelo de ilha, com dupla plataforma e um amplo hall central que concentrava serviços como bilheteria, telégrafo, armázem e despacho. Os trens com passageiros circularam entre 1937 e 1999, quando a malha ferroviária foi revista e a antiga estação foi adquirida pela prefeitura. O prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat em 1986 e pelo Iphan em 2004, ano em que o o Museu Ferroviário de Mairinque passou a funcionar em uma das salas do edifício. “De vez em quando a gente vai lá e tenta preservar um pouquinho. No museu tem um funcionário, mas a outra parte fica abandonada. Tem calha furada, infiltrações, mato alto. Você acende uma lâmpada e apaga a outra”, conta Camargo.

Continua após a publicidade

Em 2014, o Condephaat realizou um concurso de projeto de restauro em que foi premiada a proposta elaborada pelos escritórios de arquitetura SIAA e HASAA. Entre as intervenções, estava prevista a construção de uma pequena praça mirante, a adequação de elementos de acessibilidade e a substituição dos antigos pisos de pedra. Aprovado no ano seguinte, o projeto foi orçado em cerca de 6 milhões de reais e, até o momento, não saiu do papel. “O nosso contrato era só para a parte do projeto, então estamos de mãos atadas. Já está tudo detalhado. Falta, agora, viabilizar”, explica Cesar Shundi, um dos arquitetos responsáveis pelo plano. Em nota, o diretor de cultura de Mairinque, Sandro Rolim, afirma que os recursos para a regularização virão através de emenda parlamentar aprovada, que aguarda o empenho pelo Ministério do Turismo. “A adequação às normas do Corpo de Bombeiros é o primeiro passo para a restauração do espaço, tendo em vista que o projeto definitivo deverá ser realizado em cotas”, afirma Rolim.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de julho de 2020, edição nº 2694.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.