Continua após publicidade

Novo boletim da Saúde para de informar números acumulados de Covid-19

Site onde o governo federal colocava dados de casos, óbitos e recuperados saiu do ar na noite de sexta (5)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jun 2020, 15h05 - Publicado em 6 jun 2020, 15h00

Em nota publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Facebook, o Ministério da Saúde informou que a divulgação diária sobre os casos de coronavírus sofreu uma adequação porque os dados acumulados não “retratam o momento do país”.

No novo fluxo, o Ministério da Saúde divulgará as informações às 22h. O motivo, segundo a nota, é que o horário anterior, entre 17h e 19h, tinha riscos de subnotificação. 

Desde sexta (5), os número acumulados de casos e de mortes no país não foram mais informados pela pasta. “Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica”, comunicaram.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais.

A medida já havia sido anunciada pelo presidente durante uma entrevista, momento o qual Bolsonaro aproveitou para criticar a Rede Globo. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, afirmou. A emissora respondeu que “o público saberá julgar se o governo agia certo antes ou se age certo agora. Saberá se age por motivação técnica, como alega, ou se age por propósitos que não pode confessar mais claramente”.

Continua após a publicidade

Na noite de sexta (5), a novela Fina Estampa foi interrompida pelo plantão que trouxe William Bonner anunciando os números oficiais: “Nós dissemos que vocês teriam esses números assim que eles fossem anunciados. E estamos aqui cumprindo o que nós dissemos”. Na atualização, foram divulgados 35 026 mortes e 645 771 casos por coronavírus.

Portal fora do ar

Também na noite se sexta (5), saiu do ar o site covid.saude.gov.br, onde o governo federal colocava dados sobre casos, óbitos e recuperados. Ao clicar no link, aparece a mensagem: “portal em manutenção”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.