Livro aborda cuidados antes, durante e depois da gravidez

Lançado neste mês, 'De 0 a 1000: Os Dias Decisivos dos Bebês', da Editora Abril, foi escrito pelas pediatras Roseli Sarni e Fabíola Suano. Confira dicas

Escrito pelas pediatras Roseli Sarni e Fabíola Suano, o livro De 0 a 1000: Os Dias Decisivos dos Bebês reúne dicas de cuidados antes e durante a gravidez e ao longo dos dois primeiros anos do bebê.

Esse período é considerado um dos mais importantes na vida da criança e requer cuidados. O título foi lançado no último dia 16 pelo selo SAÚDE da Editora Abril. O preço sugerido é de 29,90 reais. A obra está à venda em bancas, livrarias e e-commerces com a Amazon.

Selecionamos dez dicas do livro para deixar as mamães informadas:

Antes da gravidez

1. Mantenha distância do álcool
Está comprovado que no início da gravidez todos os órgãos do bebê são suscetíveis aos efeitos nocivos da bebida. Daí a importância de a mulher abolir as bebidas alcoólicas assim que o casal suspender os métodos contraceptivos.

2. Cuide das emoções
Dê uma geral nos seus hábitos de sono, analise o quanto tem se dedicado ao lazer e ao controle do stress e das tensões emocionais.

3. Faça um check-up
Mulheres devem fazer uma consulta com seu ginecologista/obstetra. É necessário um minucioso exame para, se for o caso, dar início a tratamentos e deixar tudo em paz antes de engravidar. O mesmo vale para o homem, que deve procurar um clínico ou urologista.

Durante a gravidez

4. Atenue o enjoo na gestação
Incrementar a água gelada com lascas de limão, hortelã ou gengibre é uma boa pedida para combater as náuseas. Outra dica preciosa é fracionar a alimentação ao longo do dia.

5. Não coma por dois
Há fartas evidências de que os quilos extras, além de prejudicar a mãe, contribuem para alterações no metabolismo do feto. Nada de comer em excesso.

6. Informe-se sobre os partos
No pré-natal, procure esclarecer todas as dúvidas sobre partos e visite o hospital onde dará à luz. Antecipar-se aos acontecimentos é uma maneira de garantir mais segurança e tranquilidade.

Depois da gravidez

7. Aproveite o primeiro contato
Assim que nasce, o filho deve ser colocado em contato com a pele da mãe. Isso favorece o vínculo com o bebê e a descida do leite, sem falar na calmaria após o parto.

8. Esvazie as mamas
O completo esvaziamento do seio é crucial para evitar o ingurgitamento, distúrbio marcado pela retenção de leite que provoca inchaço e dor.

9. Não bata tudo no liquidificador
Os vegetais da papinha devem ficar macios e não há necessidade de passar pela peneira ou pelo liquidificador.

10. Não se culpe
Não se angustie com o fato de ter que deixar o pequenino na escolinha para poder voltar ao trabalho. Com algumas precauções, a transição pode ser positiva para ambos os lados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s