Continua após publicidade

A tal da “Netiqueta”

Blogueiros e especialistas em internet dão dicas para usar gadgets e se comunicar no mundo virtual sem aborrecer os outros

Por Daniel Bergamasco
Atualizado em 5 dez 2016, 17h32 - Publicado em 9 dez 2011, 23h51

1. ”Está à mesa com alguém? Concentre-se na conversa, não em acessar seu aparelho. Mostre que se importa com quem está à sua frente.”

Claudia Matarazzo, consultora de etiqueta, autora do blog Fino Trato no site de VEJA SÃO PAULO

2. ”Não se irrite se o seu e-mail não for respondido rapidamente. As demandas da internet são ilimitadas e nossa capacidade de responder a elas é apenas humana. O mesmo vale para scraps ou mensagens em redes sociais.”

Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV

+ A cidade que não desliga: um panorama do celular em São Paulo

Continua após a publicidade

+ Diário digital de Luiza Possi e Carlos Bertolazzi

+ Conexões cotidianas dos famosos

+ Teste: você é dependente da internet?

3. ”Não ouça música na rua sem fone de ouvido e, por favor, não use seu aparelho no viva voz em qualquer lugar. Ninguém está interessado em fazer parte da sua conversa.”

Continua após a publicidade

PC Siqueira, VJ

4. ”Se quiser compartilhar uma chamada por viva voz, avise o interlocutor. É muito chato perceber minutos depois que você está participando de uma palestra.”

Phelipe Cruz, do blog Papel Pop

5. ”Nas redes sociais, não fique registrando a presença de outros em eventos por meio de ‘tags’. As pessoas têm direito a escolher se querem ou não expor sua vida na internet.”

Continua após a publicidade

Phelipe Cruz

+ Conheça os blogs de VEJINHA.COM

+ 50 programas para fazer neste fim de semana

6. “É horrível o número de internautas que faz xingamentos pesados e destaca defeitos físicos de outras pessoas, especialmente de personalidades. Você não está em uma rodinha de bar: o alvo de seus comentários pode de fato ler o que você escreveu e ficar abalado.”

Continua após a publicidade

Phelipe Cruz

7. ”Em e-mails por smartphone ou tablet, é melhor retirar a frase que diz ‘Enviado do meu aparelho tal’. Ninguém precisa receber uma propaganda junto com todos os e-mails. A exceção é quando a mensagem for muito curta ou cheia de abreviações, deixando claro a impossibilidade de responder adequadamente.”

Ronaldo Lemo

8. “Se for tirar foto de alguém em local público, peça licença antes.”

Continua após a publicidade

PC Siqueira

9. ”No Facebook, não compartilhe todo link ou arquivo que achar pela frente. Não encha sozinho a timeline alheia.”

PC Siqueira

10. “No e-mail, não seja o rei das listas, que manda aquele monte de mensagens coletivas. Você acaba se tornando desagradável para muita gente.”

Claudia Matarazzo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.