VEJA São Paulo

  • » Login
  • » Cadastre-se
  • Usuário
  • » Meu perfil
  • » Sair
  • Edição da semana
  • Edições anteriores
Edição da semana - Mães quase aos 50 Ampliar
Edição da semana - Mães quase aos 50
  • Home
  • Restaurantes
  • Bares
  • Comidinhas
  • Cinema
  • Teatro
  • Exposições
  • Baladas
  • Shows
  • Crianças
  • Compras
  • Luxo
  • Blogs
  • Home »
  • Revista »
  • "Modernismos no Brasil" é excelente recorte de coleção do MAC-USP

Exposições

"Modernismos no Brasil" é excelente recorte de coleção do MAC-USP

Mostra está em cartaz no Pavilhão da Bienal e investiga relações entre os trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros

Jonas Lopes | 19/10/2011

Picasso e Ismael Nery-Figuras (1945), de Pablo Picasso (foto à esq.), e Figura (1927-1928), de Ismael

Figuras (1945), de Pablo Picasso (foto à esq.), e Figura (1927-1928), de Ismael Nery (foto à dir.): semelhanças

Enquanto não resolve a pendenga da mudança para a nova sede, no antigo prédio do Detran, o MAC-USP abre em seu espaço no Pavilhão da Bienal a mostra Modernismos  no Brasil. Trata-se de um excelente recorte na coleção do museu. Composta de 150 obras, a seleção discute a trajetória da arte moderna no país ao longo do século passado. A curadoria muito bem tramada por Tadeu Chiarelli investiga relações entre os trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros no período. Premiada na primeira Bienal, em 1951, a escultura "Unidade Tripartida", do suíço Max Bill, posicionada logo no início do percurso, deixou rastros decisivos na geração de Lygia Clark e Waldemar Cordeiro. Os antigos conceitos de representação espacial, por sua vez, sofrem questionamentos na tela rasgada de Lucio Fontana e num móbile de Alexander Calder, também modelos fortes para concretistas e neoconcretistas.

+ Confira a exposição "Oswald de Andrade: O Culpado de Tudo"
+ "Percursos e Afetos" na Pinacoteca

Perto dali, um diálogo parecido ocorre entre o óleo "Cabeça Trágica", de Karel Appel, marcado pela dramaticidade e pelo exagero neoexpressionista, e a aterradora série de desenhos "Minha Mãe Morrendo", de Flávio de Carvalho. Outras ligações são abordadas. Impressiona, por exemplo, a semelhança no uso de formas geométricas em trabalhos de Pablo Picasso e Ismael Nery — curiosamente, a tela de Nery, e não a do espanhol, foi feita antes. Não menos intrigante é observar a mesma serenidade exalada por uma natureza-morta de Morandi e uma marinha de Pancetti, ou notar como Guignard bebeu sem medo na fonte das pinturas religiosas e metafísicas italianas. E por aí vai: Matisse deságua em Volpi, Kandinsky em Tomie Ohtake, George Grosz em Iberê Camargo.

Além das estrelas consagradas, a exposição aproveita para apresentar ao público paulistano nomes brilhantes mas pouco conhecidos por aqui. Caso do gravurista austríaco Alfred Kubin, ídolo de Oswaldo Goeldi, ou da escultora mineira Maria Martins. Ela marca presença com a enorme e misteriosa peça "A Soma de Nossos Dias".
 

Avaliação ✪✪✪✪

O que são Tags? Tags: Modernismos no Brasil, Pavilhão da Bienal, MAC, Exposições, 2239
Tags são palavras-chave que listam conteúdos de um mesmo assunto
  • Espalhe:
  • E-mail
  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut
  • Buzz
  • Delicious
  • Gostei
Mais...

Notícias relacionadas

  • 14-10-2011 » A força de um transplante

Lugares Citados

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Rua Da Reitoria, 160, Butantã / Rio Pequeno. Tel: (11) 3091-3039

» mais informações

  • (0)
  • (0)

Atrações relacionadas

'A Boba', pintura de Anita Malfatti
Modernismos no Brasil De 07/10 a 29/07
Blogs » ver todos

Veja SP indica

  • O ator Asa Butterfield em 'A Invenção de Hugo Cabret': clima fantástico permeia a história
    estreias
  • Cultura indiana: mostra reúne 350 peças entre estátuas, vestimentas, pinturas e fotografias
    é grátis
  • Paisagem, óleo pintado por Tarsila do Amaral em 1948, integra a mostra O Retorno da Coleção Tamagni
    melhores mostras

Publicidade

Mantenha-se informado

  • Twitter
  • Orkut
  • Facebook

Edição da Semana
Capa da edição nº 2257

22 Fevereiro 2012

Edição Nº 2257

» edições anteriores

Em tempo de ser mãe

Os tratamentos de reprodução assistida cresceram 30% na cidade nos últimos cinco anos

Os melhores filmes
Votação
X Fechar
Você escolheu a opção abaixo para o Museu de Arte Contemporânea (MAC):
Quantas estrelas você dá para o estabelecimento:
Quantas estrelas você dá para o estabelecimento:
  • Guia

    • Restaurantes
    • Bares
    • Comidinhas
    • Cinema
    • Noite
    • Teatro
    • Shows
    • Exposições
    • Notícias
    • Receitas
  • Revista

    • Edição da semana
    • Edições anteriores
    • Crônicas
    • Melhor da semana
    • Blogs
  • Especiais

    • Comer & Beber 2011-2012
    • Comer & Beber Brasil
    • É grátis
    • Para crianças
  • Comunidade

    • Cadastro
    • Mantenha-se informado
    • Indique
    • Reportar erro
    • Meu perfil
  • Veja SP

    • Quem somos
    • Fale conosco
    • Anuncie
    • Acesse VEJA
    • Acesse Abril.com
    • Acesse Guia 4Rodas
    • Termos de uso
    • Política de privacidade
    • Blog da Vejinha
    • Aplicativo Veja SP
  • Veja SP no Facebook
  • Veja SP no Twitter
Assine Veja - Quero Assinar

© Copyright 2012 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.