Continua após publicidade

Musical ‘Bixiga’ preserva memória do tradicional bairro paulistano

Divertida e popular, a montagem foca na rotina dos imigrantes nos cortiços

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h37 - Publicado em 4 set 2010, 00h35

Na última década, São Paulo caminhou para se firmar como filial da Broadway, com os musicais virando alvo de forte investimento. Espetáculos grandiosos e produções que quase nunca deixam a dever aos exemplares estrangeiros resultam, na maioria das vezes, em ingressos pouco acessíveis a boa parte do público. Diante da aspiração cosmopolita, Bixiga, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, pode parecer um primo pobre do gênero — mas não é.

Escrito por Enéas Carlos Pereira, Edu Salemi e Ana Saggese, com direção de Mario Masetti e Carlos Meceni, o musical reúne 23 atores e 25 instrumentistas da Orquestra Jazz Sinfônica, regidos pelo maestro Fabio Prado. A divertida montagem remete ao teatro de revista para focalizar a rotina dos imigrantes nos cortiços e a movimentação das cantinas e dos teatros. Tudo perfeitamente costurado ao gancho dramático do amor proibido entre uma italiana (Alexandra Bragheroli) e um rapaz negro (Eduardo Mafalda).

A ingenuidade e a simplicidade marcam as letras das doze canções, as coreografias e também os números interativos com os espectadores, protagonizados pela atriz Ju Colombo. Nada disso depõe contra. Na cidade dos grandes musicais, ‘Bixiga’ mostra relevância e produção cuidadosa. Deve ser visto como um espetáculo que recupera a história de um tradicionalíssimo bairro e busca uma plateia mais popular e não menos importante.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.