Continua após publicidade

Retratos em São Paulo

Conheça três mostras que exibem imagens de diferentes épocas

Por Taís Hirata
Atualizado em 5 dez 2016, 17h42 - Publicado em 19 out 2011, 18h25

Desde as telas do século XII até os desenhos abstratos contemporâneos, o retrato se mostrou um instrumento artístico essencial na representação e autorrepresentação artística de personagens da história e do cotidiano. Confira três exposições que perpassam diferentes momentos do retrato.


“Retratos

Pedro Almodóvar, Woody Allen, Carla Bruni e Oscar Niemeyer são alguns dos personagens retratados pelo fotógrafo Ludovic Carème em “Retratos”. Impressas em 60 x 60 centímetros, as 20 imagens que compõem a exposição estão na Galeria Imago.

+ Dez exposições que não dá para perder

Continua após a publicidade

De acordo com Ludovic, as fotografias foram tiradas ao longo de treze anos. Algumas foram feitas a pedido dos retratados e outras, encomendadas pela imprensa. O fotógrafo parisiense iniciou sua carreira em 1992 e atualmente vive no Brasil. Ele colabora com diversas publicações brasileiras e internacionais. 


“Olhar e ser visto: retratos e auto-retratos”

A exposição faz parte do acervo permanente do MASP e traz cerca de 80 obras. Os retratos, que são exibidos de forma rotativa, datam dos séculos XVI ao XX, com autores como Renoir, Van Gogh, Picasso, Goya, Rembrandt, Toulouse-Lautrec, Manet, entre outros. A mostra conta ainda um pouco sobre a história desse importante gênero das artes visuais.

Continua após a publicidade


“Interlude for a Selfportrait”

A mostra procura abordar questões sobre a identidade sexual, cultural e racial da artista brasileira Wilma Kun. Um autorretrato, inclusive, remete ao próprio processo de construção e autopercepção da artista.

+ Modernismos no Brasil: excelente recorte na coleção do MAC-USP

Continua após a publicidade

A trajetória de Wilma, que nasceu em São Paulo mas vive entre Itália e Holanda há 20 anos, também está presente em retratos de sua vida e de sua família.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.