Continua após publicidade

Dia da Consciência Negra: atrações em São Paulo

Confira programas culturais que homenageiam a data

Por Taís Hirata
Atualizado em 5 dez 2016, 17h37 - Publicado em 16 nov 2011, 15h33

Neste domingo (20), São Paulo comemora o Dia da Consciência Negra. De exposições a shows, a cidade oferece boas chances de conhecer mais sobre a cultura africana e sua influência no Brasil e no mundo.

+ Pinacoteca: mostra reúne obras de grandes fotógrafos

+ Ícone nos anos 80, Arrigo Barnabé lança DVD

 

Continua após a publicidade

Veja abaixo uma seleção de atrações em homenagem à data:

Africanofagias paulistanas

A programação ocorre durante todo o mês na Pinacoteca, no Museu da Língua Portuguesa e no Museu de Arte Sacra. Nos três locais há visitas guiadas especiais, das 14h às 15h30, como os temas Ausência e Presença do Negro na Construção da Identidade Paulistana, Influência Africana em Nosso Vocabulário, e Presença do Elemento Negro nas Festas Sacras Católicas, respectivamente.

Continua após a publicidade

Na Pinacoteca, também ocorrem apresentações de música e artes cênicas neste sábado (19) e dia 26, das 16h30 às 18h. Neste sábado também serão organizadas mesas redondas temáticas, das 10h às 13h, com o tema Africanizando o Cotidiano Paulistano” e, no dia 26, das 14h às 15h30, com o tema “As Vertentes das Expressões Artísticas Afrobrasileiras na Cidade: Continuidades”.


Tela Negra: o Cinema do Blaxploitation

A mostra em cartaz no CineSesc até dia 24 exibe filmes do gênero surgido nos EUA, nos anos 70, com diretores negros que resolveram retratar os problemas, sentimentos e conquistas dos afrodescendentes americanos.

Continua após a publicidade

Entre os filmes exibidos estão os clássicos “Shaft – o Filme”, “Wattstax” e “Jackie Brown”, entre outros.


5º Encontro Paulista de Hip Hop

Com show do grupo Racionais MC’s, o encontro acontece neste sábado (19) e traz atividades das 11h às 22h, como workshops de DJ, exposições, batalhas de MC, oficinas de dança e grafite, entre outras atrações.

Continua após a publicidade

O evento teve sua primeira edição em 2007 como uma homenagem ao rapper Sabotage, personagem importante no fortalecimento da cultura hip hop.


Negra Música Brasileira – Choro e Samba, Suingue e Som

O Sesc Vila Mariana exibe curtas que exploram ritmos que sofreram influências da cultura negra, como o rap, e artistas negros e mulatos como Pixinguinha e João Nogueira.

Continua após a publicidade

Museu AfroBrasil

A exposição “Aurelino – a Transfiguração do Real” exibe cerca de 100 obras do artista baiano Aurelino dos Santos a partir deste domingo (20). O Museu também inaugura uma escultura de Zumbi dos Palmares e traz apresentações do grupo de maracatu Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, e do Bloco de Pedra, de São Paulo.


Museu do Futebol

“Qual Jogador Sou Eu?” é a atividade lúdica desenvolvida pelo museu em comemoração da data. No jogo, os participantes têm que acertar perguntas sobre jogadores negros que marcaram o futebol brasileiro para avanças casas e chegar ao centro do tabuleiro. Entre os jogadores estão Pelé, Borges, Leônidas da Silva e Serginho Chulapa.


4Black’s Films for All Colours People

A Casa das Rosas programou atividades para todo o domingo (20). Serão exibidos quatro curtas-metragens dirigidos por Ari Candido Fernandes, cineasta e ativista do movimento negro. Além da exibição, haverá um sarau, uma oficina de confecção de bonecas artesanais e contação de história. Para fechar o dia, o grupo de maracatu Bloco de Pedra se apresenta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.