Continua após publicidade

Banda Uó: paródias que pretendem algo novo

Grupo de Cuiabá faz sucesso entre moderninhos com mistura de tecnobrega e hits pop

Por Catarina Cicarelli
Atualizado em 5 dez 2016, 17h38 - Publicado em 10 nov 2011, 17h35

Você está na balada quando, de repente, ouve uma versão brega de um hit pop qualquer. Antes de sacar do bolso seu aplicativo para iPhone que desvenda o nome das músicas e decretar que o mundo acabou, saiba que se trata da Banda Uó, nova sensação entre moderninhos. Em cerca de um ano, o grupo deixou de ser apenas uma brincadeira na internet e conquistaram mais de 920 mil visualizações no YouTube, além de levar o prêmio de melhor webclipe no último VMB, da MTV.

+ Hipster, que diabo é isso?

+ Cine Joia agora é balada

+ Aplicativos úteis para os baladeiros

A banda é formada pelo publicitário Mateus Carrilho, pelo produtor musical Davi Sabbag e pela promoter Mel Gonçalves, esta transexual que, no palco, encarna a personagem Candy Mel. Surgiu em outubro do ano passado, em um vídeo que Carrilho fez para divulgar uma balada que promovia em Cuiabá, a Festa Uó. “Queríamos fazer algo engraçado e inventamos uma banda fictícia, que levava o nome da festa”, conta. A paródia “Não Quero Saber”, em português, relê “Teenage Dream”, sucesso de Katy Perry.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SrkQI8uXGEk&version=3&hl=pt_BR%5D

O clipe fez sucesso na internet e chegou a ser comentado no Twitter pelo DJ americano Diplo, um dos responsáveis por internacionalizar o funk carioca, e pelo blogueiro Perez Hilton. “Percebemos, então, que aquilo não era mais uma brincadeira e passamos a levar o projeto a sério”, diz Carrilho.

Em dezembro, a Banda Uó abriu em Goiânia um show do Bonde do Rolê que, após ver a apresentação, fez uma proposta para empresariar a turma. Assessorados pelos curitibanos, o grupo gravou em fevereiro o EP “Me Emoldurei de Presente pra Te Ter”, lançado em junho último. Das cinco músicas, a primeira a ser divulgada foi “Shake de Amor”, adaptação de “Whip My Hair”, de Willow Smith, que conta a saga de uma mulher grávida de um rockstar que não deseja assumir a criança. “Quando percebemos, era a história da Luciana Gimenez e do Mick Jagger, mas não foi intencional”, explica Carrilho. O nome do vocalista dos Rolling Stones pode até ser ouvido durante a faixa.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7DYNuUMDLf4&version=3&hl=pt_BR%5D

Continua após a publicidade

No VMB, após serem premiados, cantaram com Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Brasil”, um dos ícones do tecnobrega. “Queremos quebrar preconceitos”, afirma Carrilho. Apesar de se inspirar no gênero, a Banda Uó diz não se encaixar nele. “Fazemos algo novo. Assim como existiu o new wave, nós criamos o new melody.”

Em São Paulo, o grupo já tocou em lugares como Bar Secreto, Clube Glória, Estúdio Emme e The Society. A próxima apresentação deles na cidade será nesta sexta (11), com uma participação especial do show que Preta Gil faz na The Week.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.