Continua após publicidade

Dramaturgo August Strindberg é relembrado em mostra no Sesc

Espetáculos, exposição, debates e leituras dramáticas fazem parte das comemorações do centenário de morte do artista sueco

Por Redação VEJINHA.COM
Atualizado em 10 Maio 2023, 09h27 - Publicado em 17 set 2012, 21h21

Um dos maiores nomes do teatro moderno, o dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912) ganha uma mostra a partir desta terça (18) nas unidades do Sesc  Belenzinho, Bom Retiro, Ipiranga e Santo Amaro.

+ Otávio Martins estreia o monólogo dramático “Córtex”
+ As melhores peças em cartaz

+ Confira a programação de debates sobre August Strindberg

O discurso da crueldade psicológica, presente em várias obras do autor, será retratado em espetáculos teatrais, exposição, leituras dramáticas, exibição de vídeos e debates com mediação da atriz e diretora Denise Weinberg, protagonista da elogiada peça “Isso É o que Ela Pensa”, que reestreia nesta quinta (20) na cidade.

Como parte da mostra, as peças “Credores”, do Grupo Tapa, “Brincando com Fogo”, de Nelson Baskerville, e “Strindbergman”, de Marie Duplex, voltam aos palcos.

Continua após a publicidade

Entre as encenações inéditas estão as montagens “A Mais Forte”, com direção de Eduardo Tolentino; “O Livro da Grande Desordem e da Infinita Coerência”, de Andre Guerreiro, inspirada em fragmentos de “O Sonho” e “Inferno”; e “A Noite das Tríbades”, de Per Olov Enquist, encenada pelo Grupo Tapa, em que Strindberg vira um personagem e tenta ensaiar um peça com sua mulher.

Entre seus fãs famosos, o dramaturgo teve como grande admirador o cineasta sueco Ingmar Bergman, que se inspirou em obras do conterrâneo para filmar “Morangos Silvestres” e “Persona”. Pela primeira vez no Brasil, essa admiração poderá ser vista na peça filmada “O Sonho” (1963), com Ingrid Thulin, no dia 26 de setembro, às 17h30, no Sesc Bom Retiro. No mesmo local, o vídeo “Senhorita Julia”, do diretor teatral alemão Thomas Ostermeier, será exibido nos dias 27 e 28, às 18h. Ambos terão entrada gratuita.

Para completar a mostra, uma exposição do cenógrafo paulistano Julio Dojcsar estará em cartaz a partir de sábado (29), no Sesc Santo Amaro. Textos dispostos em oito escrivaninhas contarão as diversas fases de Strindberg, além de trazerem imagens do artista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.