Continua após publicidade

Chefão do Santos de Pelé, Zito deixa legado de vitórias

Líder do time que empilhou troféus nos anos 50 e 60, ex-jogador morreu aos 82 anos

Por Maurício Xavier
Atualizado em 1 jun 2017, 16h47 - Publicado em 20 jun 2015, 00h00

O futebol brasileiro perdeu no último domingo (14) um dos jogadores mais vitoriosos da história. Morto aos 82 anos de causa não confirmada (sua saúde estava debilitada desde o acidente vascular cerebral sofrido no ano passado), o ex-volante Zito conquistou quase tudo o que era possível, no Santos e na seleção brasileira. Nascido em 8 de agosto de 1932 na cidade de Roseira, no interior paulista, José Ely de Miranda atuou pelo Taubaté até se transferir para o Peixe, em 1952.

+ Morre Zito, bicampeão mundial pela seleção e pelo Santos

Ali fez parte do esquadrão alvinegro que colecionou títulos nos anos 50 e 60. Mais que isso, virou seu capitão e líder. Se ascendência moral fosse mais valorizada que excelência técnica, o Santos de Pelé seria certamente conhecido como o Santos de Zito. São célebres as broncas que aplicava no rei. Meia de técnica e raça, o Gerente, como também era chamado, jogou ainda como zagueiro e lateral, fazendo 57 gols em 727 jogos.

zito
zito ()
Continua após a publicidade

+ Santos e Palmeiras voltam a se enfrentar em decisão depois de 56 anos

Levantou nove taças do Paulistão e cinco do Brasileirão, além de conquistar o bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 1962 e 1963. Foi titular nas Copas de 1958 e 1962, marcando de cabeça o gol na vitória de virada por 3 a 1 sobre a Checoslováquia, que garantiu o bi Mundial ao Brasil. Depois de se aposentar, trabalhou como coordenador das categorias de base da Vila Belmiro e revelou a geração de Diego e Robinho em 2000.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.