Continua após publicidade

Yoshiko Hanashiro, 102 anos

Nascida na ilha de Okinawa, no Japão, famosa por abrigar uma população longeva, ela emigrou para o Brasil prestes a completar 20 anos

Por Giuliana Bergamo
Atualizado em 5 dez 2016, 18h49 - Publicado em 7 Maio 2010, 18h39

Por uma década, a japonesa Yoshiko Hanashiro viveu separada de cinco dos seus onze filhos. Nascida na ilha de Okinawa, no Japão, famosa por abrigar uma população longeva, ela emigrou para o Brasil prestes a completar 20 anos. “Vim para encontrar meu noivo”, diz. Pouco antes, outro cidadão de Okinawa, Seian Hanashiro, o pretendente, havia deixado a terra natal para trabalhar. Enquanto esperava a noiva, cuidava do sítio em Itariri, na encosta da Serra do Mar. Foi ali que o casal teve os primeiros cinco filhos.

Quando estavam em idade escolar, os Hanashiro resolveram levá-los para a ilha japonesa como forma de garantir-lhes um ensino de qualidade. Em seguida, porém, estourou a II Guerra Mundial e eles não puderam ver as crianças. “Ela nem toca nesse assunto”, afirma Lila Hanashiro, a nora com quem Yoshiko vive. Distante dos filhos mais velhos, a japonesa teve outros seis (entre eles o ex-deputado estadual Getúlio Hanashiro).

O primeiro dessa segunda leva não chegou a completar 1 ano de vida. Morreu de causa desconhecida. Além desse, ela perdeu outros dois. O primogênito, de morte súbita aos 25 anos, logo depois de voltar de Okinawa, e a caçula, Meire, aos 57 anos, de câncer. Portadora de síndrome de Down, a moça viveu com a mãe até os últimos dias. “Às vezes, ela esquece que a filha não está mais aqui e chama seu nome”, diz Lila.

Desde que Meire morreu, há quatro anos, Yoshiko está mais quietinha. Passa o dia ouvindo músicas infantis de sua terra, cantarola, balança a cabeça e já não abre os olhos. Em seu quarto, mantém um altar butsudan, tradição japonesa de culto a familiares mortos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.