Carnaval

Walério Araújo ensina como fazer uma fantasia em casa

Transforme um vestido básico em fantasia com as dicas do estilista responsável pelos looks de Preta Gil, Eliana e Claudia Leitte

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Veja o passo a passo para copiar o look carnavalesco de Walério Araújo:

Materiais

- Um vestido básico;

- Aproximadamente cinco metros de fita de strass (depende da largura das suas costas e da quantidade de fileiras que você vai querer);

- Um boá na cor de sua preferência;

- Linha de costura e agulha (ou aproximadamente dez alfinetes de segurança).

 

Modo de fazer

Comece cortando os pedaços de strass pelo fiozinho de metal que liga uma pedra à outra. Meça a largura dos seus ombros e corte o primeiro pedaço nesse tamanho exato. Depois vá aumentando cerca de dez centímetros a cada corte, para dar o caimento ideal de uma fileira para outra.

Os cinco metros de strass devem dar, aproximadamente, doze tiras de fita. Separe seis para as costas e outras seis para a frente do vestido.

Para aplicar os pedaços de strass na roupa, você tem duas opções: costurar ou usar alfinetes de segurança (aqueles de bebê). A vantagem do alfinete é que você não perde a roupa — é só tirar e usar normalmente depois.

Com alfinete:

- Enfie o alfinete por debaixo da manga e deixe toda a ponta aparecer do outro lado do tecido — procure fazer isso bem em cima da costura do vestido, para o acabamento ficar melhor. Passe o alfinete por cima do vão entre um strass e outro e volte para debaixo da manga, fechando o alfinete.

- Faça isso com cada um dos pedaços de strass, nas duas mangas, até prender todas as fitas para dar aquele efeito de “cascata” na frente e nas costas.

- Se preferir, compre alfinetes de segurança maiores, que permitem prender vários pedaços de strass ao mesmo tempo.

Com agulha e linha:

- Com linha na cor da roupa, siga o mesmo método acima. Costure apenas o primeiro vão de cada strass nas mangas, bem rente à costura do vestido.

- Use pontos simples, apenas para fixar a fita de strass na roupa, mas sem estragar o caimento. Faça isso com cada um dos pedaços de strass, nos dois ombros.

Para finalizar, corte os boás em pedaços de aproximadamente 30 centímetros. Dobre ao meio para dar mais volume, como se fosse criar um pompom.

Fixe o boá exatamente por cima de onde começam os strass, para dar acabamento e não deixar aparecer os alfinetes ou a costura.

Nessa etapa, novamente, você pode optar por costurar o boá na roupa ou apenas fixar com o alfinete de segurança. Dê esse acabamento nos dois lados.

O melhor lugar para comprar rolo de strass e boá é a Rua 25 de Março, mas você também pode encontrar os produtos em lojas de armarinho. O preço médio do metro de strass é R$ 5,00 e do boá R$ 1,50 a unidade.

Estilista Walério Araújo fatura no carnaval 2151
Walério Araújo: fantasias para famosas como Claudia Leitte e Ana Hickmann (Foto: Fernando Moraes)

Fonte: VEJA SÃO PAULO