PAULISTANA NOTA 10

Andréa Nehme comanda uma ONG que ajuda moradores de rua

Durante o inverno, ONG serve caldos quentinhos e cobertores para população de rua

Por: Rogério Dias - Atualizado em

ANDREA TURMA DA SOPA 7
"Queremos recuperar a dignidade dessas pessoas", diz a empresária Andréa Nehme (Foto: ALEXANDRE BATTIBUGLI)

Com a chegada do frio, é bom ficar em casa, embaixo das cobertas. Mas nem todo mundo tem esse conforto. Pensando nos moradores de rua, que sofrem principalmente nas épocas de baixa temperatura, a ONG Reintegra Turma da Sopa entrega caldos quentinhos e cobertores aos mais necessitados.

+ Voluntárias auxiliam gestantes em hospital público da capital

Em atividade desde 1992, o grupo estaciona uma van na Rua Conde de São Joaquim, na Bela Vista, carregada de panelas e mantimentos como arroz, feijão, macarrão e legumes. São cerca de 300 pratos distribuídos por noite. De segunda a quinta, uma fila instala-se por ali. Para muitos, é a única refeição do dia.

À frente da entidade formada por 93 voluntários, encontra-se a empresária Andréa Nehme, de 49 anos. Ela resolveu engrossar o caldo de participantes do grupo há uma década, depois de ler uma reportagem sobre o assunto. Em 2015, assumiu o posto de presidente. A entrega de alimentos, porém, funciona apenas como a porta de entrada para o trabalho realizado pela instituição. “Tirar essas pessoas da rua é o nosso principal objetivo”, afirma.

+ 6 passeios para fazer no Dia dos Namorados sem gastar muito

O processo de ajuda envolve ainda de tratamentos dentários a cursos profissionalizantes. Estadas em clínicas para dependentes químicos também são oferecidas — neste mês, há quatro internados. “Eles perderam tudo: os documentos, a vontade de ser como os outros...”, descreve Andrea. “Queremos recuperar a dignidade dessas pessoas.”

Até agora, aproximadamente 2 000 moradores de rua viram-se impactados pelas ações da Turma da Sopa, que são financiadas com doações de empresas e de simpatizantes da causa.Entre suas realizações, há 318 certidões de nascimento emitidas, 139 encaminhamentos para a terra natal, 27 cursos técnicos realizados, 211 óculos confeccionados, 86 enxovais presenteados, 46 000 cobertores e 883 200 litros de sopa distribuídos.

› ONG Reintegra Turma da Sopa, ☎ 5533-7143. www.reintegraturmadasopa.org.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO