Cinema

"Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos" é o novo de Woody Allen

Genial cineasta americano retoma em comédia velhas tramas

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Você vai conhecer - 2192
Anthony Hopkins e Naomi Watts: desencontros amorosos em Londres (Foto: Divulgação)

Um dos maiores diretores do cinema americano, Woody Allen completa 75 anos no próximo dia 1º. Além de ele bater ponto anualmente nas telas, o número de obras-primas entre seus quarenta longas-metragens impressiona. Para não ir muito longe, basta lembrar de “Vicky Cristina Barcelona”, sensacional fita de 2008. Não é sempre, porém, que o realizador acerta na mosca. Se patinou no egocêntrico trabalho anterior (“Tudo Pode Dar Certo”), apresenta uma espécie de reprise de suas tramas na nova comédia Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, em pré-estreia na cidade. O cineasta conta quase sempre a mesma história — e ainda assim surpreende pela capacidade de se reciclar.

O roteiro mostra os (des)encontros amorosos de uma família de Londres. Setentão ligado na forma física, Alfie (Anthony Hopkins) trocou a velha esposa (Gemma Jones) por uma garota de programa gostosona (Lucy Punch). Também anda instável a relação de sua filha, Sally (Naomi Watts), com o marido, o americano Roy (Josh Brolin). Enquanto ela se derrete pelo chefe (Antonio Banderas), ele se aproxima cada vez mais da jovem vizinha (papel da indiana Freida Pinto).

É bem provável que, caso não tivesse Allen atrás das câmeras, o filme ficasse reduzido a clichês. Embora se apegue a estereótipos (a loira burra, o idoso safado, o marido infiel) e encaminhe suas narrativas para lições morais, ele demonstra a vitalidade dos estreantes e a experiência de um senhor dono de si. Há achados, claro. Alguns exemplos são a espirituosa presença de uma vidente, o romantismo e o sexo na terceira idade e os rumos afetivos e profissionais tomados pelo personagem de Josh Brolin.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Fonte: VEJA SÃO PAULO