Sustentabilidade

Virada Sustentável começa hoje (25)

Confira a programação da 6ª edição do evento que reúne mais de 800 atrações

Por: Gabriel Bentley - Atualizado em

Virada Sustentável
Exposições também estão presentes na versão "verde" da Virada (Foto: Divulgação)

Entre quinta (25) e domingo (28) a cidade fica um pouquinho mais verde. Isso porque a Virada Sustentável, que chega a 6ª edição, oferece atividades gratuitas por toda a cidade. Fazem parte da programação shows, palestras, exposições, feiras de alimentos e produtos veganos além de exibição de filmes e oficinas. Serão mais de 800 eventos em locais como a Biblioteca São Paulo, Chácara do Jockey e Unibes Cultural e promove anualmente uma visão ampla da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, consumo consciente e economia verde, entre outros. 

+ Prepare-se para a Bienal do Livro que começa na sexta (26)

Confira abaixo alguns destaques da programação. A lista completa está aqui.

Jazz ao por do Sol no Ibirapuera

A partir das 15h de sábado, o DJ Tahira, residente na AFROBEATS, comanda a festa no Parque do Ibirapuera. O músico monta uma playlist especial que mescla clássicos a sets autorais e conta com a presença de músicos como Marcelo Monteiro (saxofone), Gui Douvignaun (baixo) e Thiago Duar (compositor e multi-instrumentista), para criar uma mistura de sons e influencias de jazz executada ao vivo.

Unibes Cultural

Na sexta (26), o espaço recebe a apresentação da banda paulistana O Terno. Com início marcado para às 16h30, o show, que acontece no pátio, deve apresentar as principais composições do grupo, como Ai Ai Ai, Como Eu Me Iludo e 66. 

ViradaSP_alta_5
Extremo Sul também tem atrações na virada (Foto: Divulgação)

+ Inscrições abertas para a 11ª Feira Guia do Estudante

Virada Sustentável
Pimp My Caroça agita a Virada Sustentável (Foto: Divulgação)

Zen e Bem-Estar

No domingo, para quem busca reflexão e autoconhecimento, há três atividades bem legais que vale a visita: a primeira delas é uma aula de meditação com os facilitados do grupo Awaken Love e tem duração de 30 minutos e começa às 9h30. A segunda pedida é a aula de Ioga orientada por Thais Faleiros, e tem início às 10h da manhã, no Parque do Ibirapuera. Às 10h30, no Centro, acontece o O-DIG. Para quem não conhece, esse é um método que tem como base a cultura do movimento dos guerreiros orientais e busca a clareza dos pensamentos e o equilibrio espiritual. Fica ainda melhor: essa terceira opção garante a vista privilegiada do topo do edifício Martinelli.

+ Confira 12 atrações gratuitas para curtir a semana

virada sustentável
Atividades para crianças na Cidade (Foto: Divulgação)

Ocupação de rua na Virada Sustentável

Você pode até achar um pouco esquisito, mas as crianças devem adorar. Na sexta (26), entre 14h e 19h, o CEU de São Miguel Paulista oferece oficinas sobre compostagem de alimentos e aproveita para discutir sobre a importância de criar minhocários urbanos. Além disso, por lá ainda rolam oficinas de grafite e música.

No sábado, o Hospital Bandeirantes oferece, no heliponto, uma série de aulas de spinning ao ar livre, na Liberdade. Domingo é dia de pedalar da Paulista ao Parque do Ibirapuera em uma espécie de caça ao tesouro.

Virada Sustentável
Shows por toda a cidade (Foto: Divulgação)

Bonde de volta à rua Augusta

O projeto liderado por Eduardo Srur, nome em destaque quando fala-se sobre intervenções urbanas, recria o bondinho, primeiro meio de transporte da capital. Srur alia essa interveção para reforçar a importância da retomada da pupolação em relação ao Parque Augusta, no coração de uma das ruas mais importantes da região central. Das 14h às 18h de domingo, as familias são convidadas a estender suas toalhas de picnic na rua mesmo e aproveitar as apresentações de artistas na via, que fica restrita a circulação de pedestres

+ Biblioteca 24 horas: os títulos mais pedidos da Mário de Andrade

Feira orgânica

No sábado e no domingo, das 11h às 20h, o bairro da Saúde recebe a feirinha orgânica e vegana Vegnice. Dentro do Colégio Santa Amália e com entrada gratuita expositores vendem seus produtos, oferecem maiores instruções sobre armazenamento dos alimentos além de oficinas sobre limpeza dos produtos e até aula de ioga. Haverá ainda comidinhas e bebidas além da venda de acessórios.

+ Guinness declara mural de Kobra na Rio 2016 como maior do mundo

Virada Sustentável
Aprenda a produzir e cultivar hortas e diminua o consumo (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO