Cidade

Alunos comemoram fim da reorganização com "Virada Ocupação"

Evento em praça teve show de artistas como Criolo e Maria Gadú. Local e horário foram divulgados minutos antes 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

viradaocupa2
Vitrola Sintética se apresenta (Foto: Julia Flamingo)

Um show aberto com vinte artistas foi realizado para este domingo (6), em São Paulo, em comemoração a suspensão do projeto de reorganização escolar  pelo governo estadual. Apresentaram-se artistas como Criolo e Maria Gadú.

Segundo o site Rede Minha Sampa, "por questões de segurança" o horário dos shows e o local foram anunciados apenas uma hora antes do início pelo celular.

+ Paola Carosella cozinha para alunos de escola ocupada

viradaocupa1
Bandas se apresentam em estrutura coberta (Foto: Julia Flamingo)
viradaocupa3
Alguns estudantes levaram cartazes (Foto: Julia Flamingo)

Por volta das 13h, a organização enviou uma mensagem aos cadastrados informando que o local escolhido não comportará todo mundo e que disponibilizariam links pelo Facebook. Minutos depois informaram o endereço. Mais de 1000 pessoas chegaram a se concentrar no lugar ao memso tempo.

Com chuva intermitente, as bandas ficam protegidas por estruturas cobertas. A maratona deve acabar antes das 22h.

Criolo
Criolo, um dos artistas anunciados no show (Foto: Caroline Bittencourt)

Reorganização e ocupações

O movimento contra a reorganização das escolas começou no início de novembro e chegou a cerca de 200 escolas. Nesta semana, estudantes secundaristas  promoveram protestos em diversos pontos da cidade que terminaram em confrontos com a Polícia Militar. Alguns manifestantes foram detidos. Na última sexta-feira (4), o  governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa que o projeto seria adiado e, neste sábado (5), foi publicado no Diário Oficial a revogação do decreto, causando comemorações nas redes sociais. 

+Secretário de Educação pediu demissão antes do anúncio de recuo

+Alunos comemoram revogação da reorganização e interditam Av. Paulista

Mais de 16 000 pessoas que se inscreveram no site até às 10h30 da manhã receberam por SMS as informações. Na página do Minha Sampa no Facebook, eles recomendam que as pessoas que não puderam se inscrever a tempo peguem as informações com amigos ou conhecidos que fizeram o cadastro.

+Diário Oficial confirma suspensão da reorganização das escolas

Segundo a assessoria de imprensa do evento, a Virada Ocupação é apoiada pela página de Facebook Não Fechem Minha Escola, que já reúne mais de 144 mil seguidores desde o início das ocupações. Além do show principal, aberto, cerca de dez escolas que estejam ou tenham sido ocupadas receberão atrações com bandas independentes.

 

Serviço:

Show aberto

Data: 06 dezembro

Horário e local: as informações serão enviadas por celular apenas aos inscritos no site, uma hora antes do acontecimento. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO