Transporte

Vinte milhões de veículos terão de trocar de extintor até dia 31

Resolução do Contran torna o equipamento do tipo ABC obrigatório em carros com cinco anos ou mais

Por: Veja São Paulo

extintor
Extintor ABC é mais eficaz, e combate o fogo em materiais sólidos, como tecidos, espumas e borrachas (Foto: Divulgação)

Cerca de vinte milhões de veículos no Brasil terão de trocar os extintores de incêndio até o fim deste ano para atender a uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução estipula que veículos com cinco anos ou mais são obrigados a ter o equipamento do tipo ABC a partir do dia 1º de janeiro.

+ Confira como está o trânsito nas estradas

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a frota do Brasil era de 31,3 milhões de veículos em 2013. Destes, cerca de 11 milhões foram licenciados após 2010, e por isso, já estão equipados com o extintor ABC. Desta forma, mais 20 milhões de carros em todo país deverão trocar o equipamento até o fim do ano.

+ Grupo propõe Avenida Paulista livre para pedestres aos domingos

Aqueles que forem flagrados sem o extintor correto irão receber multa de 127,69 reais e perder cinco pontos na carteira.

+ Confira as últimas notícias

O extintor do tipo BC combate incêndios em líquidos inflamáveis (óleo e gasolina) e equipamentos elétricos (bateria e fiação elétrica). Já o ABC é considerado mais eficiente, pois apaga chamas em partes sólidas dos carros (pneus, estofamentos e tapetes). Custa cerca de 60 reais e não é recarregável.

Fonte: VEJA SÃO PAULO