Passeios

Vila Madalena: de ateliês e galerias de moda e arte à bares e restaurantes

Bairro tem vida cultural e gastronômica agitada

Por: Bruna Furlan e Marcelo Cobra - Atualizado em

Estabelecimento na Vila Madalena - bairro tem 90 bares, 40 restaurantes e 10 baladas
Estabelecimento na Vila Madalena - bairro tem 90 bares, 40 restaurantes e 10 baladas (Foto: Veja São Paulo)

Com jeitão de cidade do interior, a Vila Madalena tem intensa vida cultural e gastronômica. Charmosas e descoladas, suas ruas estão cheias de ateliês de moda e de arte, galerias, bares, restaurantes e casas noturnas. Há atrações para quase todas a preferências e idades: segundo a Associação de Gastronomia Entretenimento Arte e Cultura da Vila Madalena (Ageac), os frequentadores têm entre 19 e 60 anos. O bairro reúne aproximadamente 90 bares, 40 restaurantes e 10 baladas. Estima-se que, semanalmente, passem por lá de 15 000 a 20 000 pessoas.

*Dica: aproveite para conhecer alguns lugares bacanas nos arredores da Vila como o Instituto Tomie Ohtake.

Comer e Beber

Restaurantes

Chafariz

A casa de cozinha brasileira é especializada na culinária mineira. Deixa saudade o frango caipira com quiabo guarnecido de um cremoso angu aromatizado por sementes de erva-doce, coisa rara de encontrar.

Wisard, nº 252

Saj

O despretensioso endereço de cozinha árabe tem no cardápio principal opções como a úmida cafta e os charutos de folha de uva.

Rua Girassol, nº523

Bares

Mercearia São Pedro

É o melhor boteco da cidade, diz o júri do guia Comer & Beber, edição 2008/2009. Os concorridos pastéis de “feira” são servidos de segunda a sexta, das 19h às 21h -- mas costumam esgotar antes disso.

Rua Rodésia, nº 34

Genial

Irmão do Genésio e do Filial, foi apontado como o melhor fim de noite da cidade na edição 2008/2009 do guia Comer & Beber. Rodadas de chope (Brahma), tirado com colarinho largo e cremoso, refrescam a conversa do público descolado.

Rua Girassol, nº 374

Comidinhas

Ekoa Café

O cardápio reúne interessantes sugestões para petiscar. É o caso do trio de minitapiocas de carne-seca, queijo de coalho e coco ralado regado com leite condensado.

Rua Fradique Coutinho, nº 914

Les Delices de Maya

Por trás de uma portinha está a graciosa doceria. Peça algo diferente e tentador, como o stout cake. A massa leva cerveja preta e chocolate com 70% de cacau.

Rua Mourato Coelho, nº 1044

Fonte: VEJA SÃO PAULO