SECA

Vídeo causa polêmica ao mostrar represa do Cantareira cheia

Sabesp informa que trecho gravado refere-se ao reservatório Paiva Castro, última e menor do sistema

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Sistema Cantareira edição 2374
Sistema Cantareira: nível está em 5,1% (Foto: Luis Moura / Estadão Conteúdo)

Um vídeo que circula na internet tem causado polêmica ao mostrar uma represa que integra o Sistema Cantareira com nível elevado de água.

Pelo terceiro dia consecutivo, Cantareira se mantém estável

Na gravação, que teria sido feita no último dia 22 de janeiro, o motorista que fez as imagens pergunta: “E aí, tá seco? Olha quanta água! Para onde está indo essa água?”

Procurada pela reportagem, a Sabesp informou que a imagem não mostra nada de relevante: o trecho filmado refere-se à represa Paiva Castro, o último reservatório do Sistema Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas nas região metropolitana de São Paulo.

 Ainda de acordo com a empresa, a Paiva Castro é a represa com menor capacidade do Cantareira, com capacidade de armazenamento de 7 bilhões de litros – o volume total do sistema é de 982 bilhões de litros, descontando as reservas técnicas, conhecidas como volume morto.

+ Confira as últimas notícias

Na nota oficial, a Sabesp informou que a represa fica mais cheia porque recebe o volume captados nos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão em um nível mais elevado. 

Confira o vídeo abaixo: 

Infográfico Cantareira
(Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO