Aviação

Vídeo de avião sem tripulação viraliza na internet

As imagens foram vistas pela Anac e o autor pode ter suas licenças e habilitações suspensas

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Visualizado por mais de 30 000 pessoas, um vídeo chamou a atenção dos internautas e também da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nas imagens, é possível ver um bimotor Beechcraft Baron B58, de cinco lugares, com os assentos do piloto e do copiloto vazios, enquanto o avião está no ar.

+ "Meu filho não era um viciado", diz pai de Victor Hugo Santos

No banco de trás do veículo particular, o piloto e autor do vídeo José Neto diz: "Estou aqui, voando de patrão, um amigo meu lá na frente. E aí, piloto, beleza?". As imagens foram gravadas na cidade de Jataí, em Goiás, onde Neto trabalha para um empresário local.

Piloto Avião Vídeo
Vídeo feito por piloto que abandonou comando de avião viraliza na internet (Foto: Reprodução)

A agência soube do caso depois que as imagens passaram a ser divulgadas entre profissionais de aviação. De acordo com a Anac, o piloto não seguiu as normas e regulamentos que afetam a disciplina a bordo de aeronave ou a segurança de voo.

Por esse motivo, a agência suspendeu as licenças e habilitações do funcionário até que o caso seja apurado. Após os resultados do processo, o piloto poderá ser multado e ter sua autorização suspensa.

+ Justiça reduz pena de Roger Abdelmassih para 181 anos de prisão

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o autor das imagens admitiu que o avião estava em voo. Entretanto, disse que o vídeo trata-se de uma montagem feita para prejudicá-lo.

Segundo ele, um copiloto também estava na aeronave, mas não aparece nas imagens. O vídeo original, de acordo com Neto, foi perdido porque estava em outro celular. Ele diz não saber quem pode ter feito a montagem.

Fonte: VEJA SÃO PAULO