Vídeo

Jardim Helena: o bairro com o maior taxa de ciclistas de São Paulo

Prefeitura planeja inaugurar até setembro doze quilômetros de ciclovias no bairro na Zona Leste da cidade 

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Com 9% da população usando bicicleta para se locomover, o Jardim Helena (Zona Leste) é o bairro com maior percentual de ciclistas de São Paulo. Lá prefeitura planeja construir doze quilômetros de ciclovias até setembro. Segundo a última pesquisa Origem-Destino, coordenada em 2012 pelo Metrô, 333 000 viagens de bicicleta são realizadas por dia  na cidade, o que representa 2% do total de deslocamentos. Estima-se que o número seja maior, porque, se uma pessoa percorre um trecho em duas rodas e outro de ônibus, metrô, trem ou carro, apenas o outro meio de transporte é contabilizado.

+ Prefeitura amplia ritmo de criação de ciclovias

A prefeitura tem apostado na implantação de um número recorde de faixas exclusivas para ciclistas. Hoje, a cidade tem 150 quilômetros fixos — sem contar as faixas de lazer aos domingos e feriados. A previsão é que essa malha atinja 743 quilômetros até dezembro de 2016.

E dá-lhe tinta para traçar essa meta. Até dezembro de 2015, serão aplicados aproximadamente 335 000 quilos de pó em spray nas ruas durante a madrugada para viabilizar o plano de implantar mais 400 quilômetros de ciclovias. Hoje, a cidade tem 150 quilômetros fixos — sem contar as faixas de lazer aos domingos e feriados. A previsão é que essa malha atinja 743 quilômetros até dezembro de 2016.

Fonte: VEJA SÃO PAULO