Cidade

Grupo lança vídeo e campanha por transporte 24 horas em São Paulo

Curta “São Paulo, te quero 24h” lista 24 razões para o funcionamento ininterrupto dos transportes

Por: Victória Kennedy - Atualizado em

sp24h
Cena do vídeo "São Paulo, te quero 24h", do coletivo Grama Visual (Foto: Reprodução)

Um compilado de 24 razões para o funcionamento ininterrupto do metrô, na voz de cidadãos, em pontos distintos da cidade. É como o coletivo  Grama Visual resolveu abordar a discussão na campanha “São Paulo, te quero 24h”. Registrada em vídeo e divulgada via YouTube, a iniciativa também ganhou página no Facebook.

Daniel Celli, integrante do Grama Visual, conta que a ideia tomou forma no início desse ano, quando o grupo resolveu fazer uma pesquisa simples sobre o tema nas redes sociais.

“Muitas respostas e argumentos surgiram, analisamos todas e pinçamos as 24 razões mais recorrentes.” A página do projeto, no Facebook, antecede o vídeo. “Começamos a fazer nossas postagens, pensando nessas razões. O vídeo veio naturalmente.”

O funcionamento do metrô em tempo integral vem mobilizando outras iniciativas na cidade. O tema chegou à Assembleia Legislativa do Estado, onde foi realizada uma audiência pública para debater a viabilidade do projeto. No site da organização Avaaz.org existe uma petição pública intitulada “Metrô de São Paulo 24 horas”, reúne mais de 91 mil assinaturas.

Outro fator decisivo para entrar na discussão, segundo Daniel, foi o estreitamento da Lei Seca, cada vez mais rígida e punitiva em São Paulo.

Os personagens são integrantes do coletivo, amigos destes e cidadãos comuns, sem ligação direta com o grupo, garimpados das redes sociais. Daniel diz esperar que a repercussão do curta contribua com a divulgação e o debate do tema entre os cidadãos e o poder público. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO