Transporte

Vídeo mostra passageiro desmaiado após agressão de guardas da CPTM

De acordo com companhia, conflito em estação de Santo André começou porque jovem não teria pagado passagem

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM

Vídeos publicados na tarde de quarta-feira (30), mostram uma confusão em uma estação da CPTM em Santo André, na Grande São Paulo. Nas imagens, vigilantes abordam passageiros com violência, com cassetetes. Um deles é jogado para fora do trem, cai no chão e fica imóvel. Em outras imagens, é possível ver sangue ao lado do jovem, que se movimenta.

De acordo com a CPTM, o incidente aconteceu por volta de 18h30 de domingo (27) na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Um jovem que estava em um grupo de dez pessoas teria entrado na estação sem pagar. "Ao ser orientado pelos vigilantes para retornar e pagar normalmente a passagem no bloqueio, teve início um conflito com agressão física entre o grupo e os vigilantes", informou a companhia.

Outro vídeo publicado na internet mostra o que aconteceu momentos depois da agressão. Um funcionário atende o jovem caído e pessoas cercam para ver o que está acontecendo. Vários deles portam celulares e filmam a ação. Depois de certo tempo, Policiais Militares imobilizam outro jovem, o colocam no chão e pisam nele. O PM grita "E agora, ladrão?". O jovem abre as mão, sem resistência.

De acordo com a Companhia, cinco pessoas foram detidas e levadas ao 1º Distrito Policial de Santo André. O jovem ferido foi levado ao Pronto Socorro de Santo André e dispensado logo após o atendimento médico. A CPTM diz que está colaborando com as investigações e que irá apurar a ação dos vigilantes. "Imagens gravadas pelo sistema de monitoramento da estação serão encaminhadas as autoridades competentes para auxiliar na elucidação dos fatos. A Companhia também está apurando os fatos dessa ocorrência e todos os agentes presentes serão ouvidos. Caso seja verificado o não cumprimento dos procedimentos internos serão tomadas medidas administrativas cabíveis", afirmou em nota.

Fonte: VEJA SÃO PAULO