Olimpíada

Quatro vexames da seleção brasileira de futebol em Jogos Olímpicos

Time terá que suar a camisa contra a Dinamarca nesta quarta (10) para continuar na disputa pelo primeiro ouro da história

Por: Larissa Faria

olimpíada futebol
Jogadores argentinos comemorando gol durante jogo entre Brasil x Argentina, partida válida pelos Jogos Olímpicos de Pequim (Foto: Alexandre Battibugli)

Parece que a Olimpíada não é mesmo o forte da seleção brasileira de futebol. Apesar dos cinco títulos em Copas do Mundo, o que a torna a maior vencedora da história, a equipe canarinho não emplacou nenhum ouro nas doze edições que participou dos Jogos Olímpicos.

+ 11 curiosidades sobre a “pegação olímpica”

A caminhada em 2016 já começou bem atribulada, com os empates por 0 a 0 contra o Iraque e a África do Sul. Agora, o time precisa obrigatoriamente vencer a Dinamarca nesta quarta (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador, para se classificar às para classificar às quartas-de-final.

Jogos Olímpicos
Messi e Lucas durante jogo entre Brasil x Argentina, partida válida pelos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 (Foto: Alexandre Battibugli)

Confira alguns dos fracassos anteriores do Brasil nos Jogos Olímpicos:

Seul-1988 (Coreia do Sul) - Brasil 1 x 2 União Soviética

Mesmo com Tafarel, Romário, Mazinho e outros grandes nomes, o time perdeu a final para a União Soviética. Após quatro vitórias, voltou para casa apenas com a medalha de prata no pescoço.

Atlanta-1996 (Estados Unidos) - Brasil 3 x 4 Nigéria

Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldinho eram as grandes estrelas do time. Com as últimas medalhas conquistadas em 1984 e 1988, o ouro era muito esperado em Atlanta. Até os 35 minutos do segundo tempo da semifinal, a seleção canarinho derrotava a Nigéria por 3 a 1. Ninguém esperava, porém, que o adversário empataria o jogo, levando-o à prorrogação. O gol de Kanu na morte súbita (que existia à época) garantiu a vaga dos nigerianos. O Brasil terminou com o bronze.

Olimpíada 2000
Jogo entre Brasil x Camarões, partida válida pelas Olimpíadas de 2000, em Sydney (Foto: Ricardo Correa)

Sydney-2000 (Austrália) - Brasil 1 x 2 Camarões

Não bastasse as derrotas anteriores - Olimpíada de 1996 e vice na Copa de 1998 -, a seleção que tinha nomes como Ronaldinho Gaúcho e Alex acabou caindo para Camarões nas quartas-de-final, novamente na morte súbita. Os camaronenses levaram a medalha de ouro.

Pequim-2008 (China) - Brasil 0 x 3 Argentina

Com Ronaldinho como principal destaque, a equipe foi derrotada pela maior rival e teve que se contentar com o bronze, obtido sobre a Bélgica.

Fonte: VEJA SÃO PAULO