Passeios

Na rota das surpresas da cidade

Um tour pelos caminhos menos óbvios de atrações da capital pode começar numa trilha da Serra da Cantareira e terminar no feirão do vinil na Zona Leste

Por: Meriane Morselli

mirante 9 de julho
Mirante 9 de Julho: espaço fechado durante sessenta anos reabriu em agosto (Foto: Carlos Alckmin)

+ Roteiro de 30 anos de gastronomia

CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL

Entre os dezoito museus administradospela Secretaria de Cultura do Estado, este é um dos mais visitados da capital. Reúne 250 atrações em quatro espaços que instigam a curiosidade de crianças para a ciência. As atrações mais concorridas são o borboletário e o gerador de Van de Graaff.

Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Brás, ☎ 3315-0051.

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Repleto de obras de arte, o lugar oferece visitas guiadas às terças e às sextas pela morada eterna de gente bem conhecida, como Mário de Andrade, Monteiro Lobato,Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e Oswald de Andrade. Há esculturas de Victor Brecheret, uma delas no túmulo de Olívia Guedes Penteado.

Rua da Consolação, 1660,Consolação. Agendamento pelo ☎ 3396-3800 e assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br.

+ Fique por dentro das últimas da cidade

OBELISCO MAUSOLÉU AOS HERÓIS DE 32

Além do parque que todomundo conhece, o Ibirapuera tem uma atração bacana e menos pop: o passeio interno pelo obelisco. Reaberto em dezembro de 2014, depois de doze anos fechado, o monumento abriga uma cripta e estátuas para homenagear os soldados mortos durante a revolta paulista.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera.

+ VEJA SÃO PAULO tem uma promoção por dia

VILA MARIA ZÉLIA

Impossível não se sentir transportado ao começo do século XX ao entrar pelas vielas no bairro do Belém. Trata-se da primeira vila operária do Brasil. Inaugurada em 1917, foi idealizada pelo industrial Jorge Street para receber funcionários da Cia. Nacional de Tecidosde Juta. Possui 200 casas, pracinha, igreja, escola e ainda serve como sede para o Grupo XIX de Teatro.

Rua dos Prazeres, 362, Belém.

MIRANTE 9 DE JULHO

Reaberto no fim de agosto, o espaço na Bela Vista funcionava como salão de festas de um casarão demolido para a construção do Masp e ficou fechado durante sessenta anos. Reformado ao custo de 840 000 reais pelo empresário Facundo Guerra, o lugar, com área de 400 metros quadrados, possui galeria de arte, bar, restaurante e exibições de DJs. Como não poderia faltar, do alto é possível desfrutar uma vista deslumbrante da capital. Tem ficado lotado aos fins de semana e tornou-se um dos points mais badalados da cidade. O acess o é feito por um escadão, onde o público circula e paquera.

Rua Carlos Comenale, s/nº, Bela Vista, ☎ 3111-6342. Grátis.

+ Quinze bares que você precisa conhecer

CASA DE VIDRO

casa de vidro lina bo bardi
Casa de Vidro: contrução de Lina Bo Bardi (Foto: Divulgação)

Localizada numa rua tranquila no Morumbi, a construção foi erguida em 1951 para ser a residência da arquiteta Lina BoBardi e de seu marido, Pietro Maria Bardi. Está aberta para visitação em horários agendados. Podem ser vistos ali curiosos cômodos, como a cozinha e a lavanderia, obras de arte, móveis, documentos e objetos pessoais do casal.

Rua General Almério deMoura, 200, Morumbi, ☎ 3743-3875.

+ Ri Happy terá loja-conceito na Avenida Paulista

FUNDAÇÃO EMA KLABIN

fundação ema klabin
Fundação Ema Klabin: 1 500 obras expostas (Foto: Divulgação)

A casa, no Jardim Europa, ocupa um terreno de 4 000 metros quadrados e conta com 1 500 obras de arte. Os visitantes podem conhecer as dependências, além de participar de cursos e shows.

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, ☎ 3062-5245.

CRIPTA DA SÉ

cripta da catedral da sé
Cripta da Catedral da Sé: capela secreta (Foto: Mário Rodrigues)

É uma espécie de capela cravada debaixo do altar principal da catedral. No espaço, cheio de arcos com tijolos, estão sepultados quinze bispos. As visitas (5 reais) são monitoradas.

Praça da Sé, ☎ 3107-6832, metrô: Sé.

CAOS

caos balada rua augusta
Caos: loja de antiguidades e produtos antigos para comprar ou alugar (Foto: Raul Zito)

Estiloso, o espaço funciona como loja de antiguidades durante o dia, com mais de 3 000 produtos para venda e locação, a exemplo de brinquedos e televisores. À noite, o clima esquenta e o lugar transforma-se em bar.

Rua Augusta, 584, Consolação, ☎ 2365-1260.

ESPAÇO DA LEITURA

Espaço de Leitura Creditos Paulo Savala
Espaço de Leitura: atividades como narrações de história (Foto: Paulo Savala)

Criado há cinco anos no Parque da Água Branca, o agradável lugar ocupa oito casinhas que já funcionaram como viveiro de pássaros. Além desses quiosques para abrigar os livros, oferece atividades como narração de histórias e oficinas.

Rua Ministro Godói, 180, Perdizes, ☎ 2588-5811

BORBOLETÁRIO ÁGUIAS DA SERRA

borboletário águias da serra
Borboletário Águias da Serra: parque inaugurado em fevereiro (Foto: Divulgação)

No extremo sul, o parque foi inaugurado em fevereiro. Em um jardim fechado, ao som de obras do compositor italiano Vivaldi, os visitantes podem tocar os insetos.

Estrada da Ponte Alta, 4300, Engenheiro Marsilac, ☎ 5660-6102.

MUSEU DE ARTE SACRA

museu da arte sacra
Museu da Arte Sacra: trabalhos de arte na exposição permanente (Foto: Jonas Chun)

Cento e trinta trabalhos compõem sua mostra permanente. O espaço exibe ainda um precioso presépio napolitano do século XVIII, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo.

Avenida Tiradentes, 676, Luz,  ☎ 3326-3336, metrô: Tiradentes.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

centro cultural banco do brasil
Centro Cultural Banco do Brasil: cinema, teatro e exposições no centro (Foto: Daniela Toviansky)

Ocupa uma edifcação de 1901. As atrações são cinema, teatro e grandes exposições. Dica: agende uma visita monitorada ao prédio para conhecer detalhes da construção.

Rua Álvares Penteado, 112, centro, ☎ 3113-3651, metrô Sé.

BIBLIOTECA INFANTIL MULTILÍNGUE DA BELAS ARTES

Com estrutura de madeira, parece uma caixa de brinquedos e traz na decoração uma cadeira de bichos de pelúcia dos irmãos Campana, instrumentos musicais, mesinhas e uma TV que transmite desenhos. Há 11 000 exemplares em idiomas como inglês, espanhol, francês, chinês, russo e, claro, português.

Rua Doutor Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, ☎ 5576-7300

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

Episódios de um dos períodos mais truculentos da nossa história estão guardados ali, num espaço que integra o complexo da Estação Pinacoteca. O projeto ocupa o prédio onde funcionou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) até 1983 e reúne documentos, áudios e vídeos.

Largo General Osório, 66, centro, ☎ 3335-4990, Luz.

TEMPLO ZU LAI

pátio do templo zu lai
Templo Zu Lai: almoço vegetariano disputado (Foto: Carolina Godefroid)

Parece que você está na China, mas este recanto de paz (foto) fica em Cotia, a 33 quilômetros da capital. Os jardins, pavilhões e estátuas de deuses formam o clima perfeito para desacelerar. O local oferece um disputado almoço vegetariano nos fins de semana.

Estrada Fernando Nobre, 1461, Cotia, ☎ 4612-9805.

CINEMATECA BRASILEIRA

O impactante conjunto de construções de tijolo aparente foi ocupado no passado pelo Matadouro Municipal. Hoje abriga um dos maiores acervos da América Latina. O lugar é palco constante para mostras e ciclos de longas.

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, ☎ 3512-6111.

ESTÁDIOS DE FUTEBOL

estádios de futebol
Estádios de Futebol: visitas guiadas disponíveis (Foto: Mário Rodrigues)

Torcedores dos grandes clubes da capital podem celebrar o orgulho pela camisa em visitas guiadas no Allianz Parque (foto; 40 reais), no Estádio do Morumbi (30 reais) e no Parque São Jorge (30 reais). Em todos os passeios, o público é acompanhado de guias e passa pelos bastidoresde cada local. Sala de imprensa, vestiários e espaço de troféus são algumas das paradas. É necessário agendar antes.

Allianz Parque. Rua Turiaçu, 1800, ☎ 3874-6500. Parque São Jorge. Rua São Jorge, 777, ☎ 2095-3000 (ramal 3175). Estádio do Morumbi, Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, ☎ 3739-5222.

TRILHA DO PARQUE DA CANTAREIRA

Nos 8 000 hectares de área, há quatro núcleos de trilhas. Um dos mais procurados, o da Pedra Grande, tem cinco rotas, e em uma delas é possível chegar até a rocha, que oferece uma bela vista da cidade. Abre apenas nos fins de semana e feriados e a entrada custa 12 reais.

Rua do Horto, 1799, Horto Florestal. Informações, ☎ 2203-0115.

MATILHA CULTURAL

Costuma ter em sua programação oficinas, mostras, palestras e exibição de flmes. Para quem gosta de bichos, a boa notícia é que eles são bem-vindos e podem circular à vontade pelo espaço. Rola uma feira de adoção de cães e gatos todos os domingos. Nas dependências ainda está localizado um café. Vegetariano, claro.

Rua Rêgo Freitas, 542, República, ☎ 3256-2636.

PASSEIO DE HELICÓPTERO

A empresa Helimarte organiza oroteiro, que dura trinta minutos. Durante o voo, os passageiros avistam o Sambódromo, o Parque da Luz, a Avenida Paulista, os edifícios Copan e Itália... O giro em uma aeronave para três pessoas custa 1 400 reais, com partida e chegada no Campo de Marte, na Zona Norte.

Recomenda-se agendar uma semana antes: ☎ 2221-3200

TREM DOS IMIGRANTES

Maria fumaça locomotiva exposta no Memorial do Imigrante
Maria Fumaça, no Memorial do Imigrante: viagem no tempo em percurso de 3 quilômetros (Foto: Sérgio Tahuata)

Em clima de viagem no tempo, uma locomotiva original de 1922 percorre, aos sábados e domingos, uma rota de 3 quilômetros que dura 25 minutos. Na velocidade de 30 quilômetros por hora, a maria-fumaça passa por uma vila ferroviária do século passado e também por antigos trens da SP Railway.

Rua Visconde de Parnaíba, 1253, Mooca, ☎ 2695-1151

TEATRO SÃO PEDRO

Theatro São Pedro crédito Décio Figueiredo
Teatro São Pedro: sala charmosa reinaugurada (Foto: Décio Figueiredo)

Completamente restaurada com a ajuda de documentos históricos, a sala é menor do que a do Municipal, mas igualmente charmosa. Seu espaço de concertos possui 636 lugares e sua programação é dedicada principalmentea espetáculos de ópera e canto.

Rua Doutor Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília, ☎ 3667-0499, metrô: Marechal Deodoro.

ESCAPE 60

escape 60
Escape 60: participante tem uma hora para desvendar o mistério na brincadeira (Foto: Mario Rodrigues)

Propõe jogos em salas temáticas cuidadosamente decoradas, das quais os participantes têm no máximo uma hora para sair. Para isso, porém, devem seguir uma série de pistas e desvendar enigmas. São seis desafios diferentes e um dos mais divertidos é o da prisão.

Rua Baluarte, 18, Vila Olímpia, ☎ 3842-9066

CASA DE PEDRA

A curiosa construção de Estevão Silva da Conceição, conhecido como o Gaudí brasileiro, atrai quem passa por Paraisópolis. Para entrar na residência, deve-se agendar antes.

Rua Herbert Spencer, 38, Paraisópolis, ☎ 3773-7135.

CASARÃO DO VINIL

Este paraíso para quem curte garimpar bolachões é dividido em setores, cuja faixa de preço varia de 10 a 80 reais.

Rua dos Trilhos, 1212, Mooca, ☎ 2645-2808.

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

A belíssima construção tem 400 000 livros e programação com flmes e debates. Do lado de fora, a calçada exibe um mosaico com a palavra biblioteca escrita em várias línguas.

Rua da Consolação, 94, ☎ 3775-0002, metrô: Anhangabaú.

BUTANTAN FOOD PARK

Com 1 400 metros quadrados de área, o descolado espaço funciona diariamente e recebe food trucks e barraquinhas de comida. Para o conforto do público, há mesas e um espaço coberto.

Rua Agostinho Cantu, 47, Butantã.

TEATRO MUNICIPAL

A casa de espetáculos abriga o restaurante Santinho e oferece visitas guiadas gratuitas. O roteiro traz curiosidades sobre espetáculos e as dependências do teatro.

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, ☎ 3053-2092/2093, metrô: Anhangabaú.

SALA SÃO PAULO

É o espaço de música erudita mais importante da cidade. Dispõe de visitas guiadas, nas quais monitores divulgam informações técnicas e falam sobre a história do lugar.

Praça Júlio Prestes, 16, Luz, ☎ 3367-9500, metrô: Luz.

Fonte: VEJA SÃO PAULO