Bom para o bolso

Agende um passeio sem gastar dinheiro

Confira a lista com oito atrações gratuitas espalhadas pelas unidades do Sesc de São Paulo

Por: Redação Vejinha.com - Atualizado em

Pinóquio: Uma bela arte - colmeia
Colmeia de montar: crianças devem juntar as partes o mais rápido possível na instalação sobre o personagem Pinóquio (Foto: Ivan Dias)

1. Artesania das Mídias - Mostra Sesc de Artes (Sesc Santana)

Suportes como fitas cassetes e vinis ganham novas significações nas mãos de artistas como o francês Zaven Paré e o australiano Gebhard Sengmüller. A atração segue no endereço até o final do mês.

2. Credores (Sesc Ipiranga)

Escrito em 1888 pelo autor sueco, o drama revela o equilíbrio delicado de um casal. A rotina é abalada de vez com a chegada de um desconhecido e se inicia um inusitado confronto. As apresentações são, na verdade, ensaios abertos da peça.

3. Isaac Julien (Sesc Pompeia)

Conhecido também pelo prolífico trabalho como cineasta, o artista inglês ganha sua primeira mostra individual no Brasil. O espaço do Sesc é dividido em quatro instalações audiovisuais.

4. Jorge Luis Borges, Em Seu Labirinto (Sesc Consolação)

O grande nome da história da literatura argentina é homenageado na exposição em cartaz até dia 29. Há painéis explicativos sobre sua vida e obra, fotografias e um terminal para audições de músicas com letras escritas por Borges ou baseadas em textos do autor.

Nelson Leirner
"Estante": estilo próprio de Leirner é baseado na utilização de objetos prontos relacionados à cultura de massa (Foto: Divulgação)

5. Nelson Leirner (Sesc Pinheiros)

Herdeiro da estética de Duchamp, Leirner critica a produção pasteurizada de arte e o processo de narcotização ocasionado pelo consumo de massa. Por isso, as obras expostas trazem referências à cultura de massa, suscitando debates polêmicos e desconstruindo as imagens do artista, do mercado de arte e da própria arte.

6. O Sonho - Ingmar Bergman (Sesc Bom Retiro)

Nesta montagem da peça de August Strindberg (1849-1912) para a TV, Ingmar Bergman traça de forma lógica um sonho através da vinda de Agnes, filha de Indra, à Terra. A sessão ocorre na quarta (26).

7. Pinóquio: Uma Bela Arte (Sesc Belenzinho)

Por meio das nove instalações — apenas uma não permite a interação do público —, o visitante tem contato com o personagem da literatura. Cada obra conta uma passagem do livro escrito por Collodi, desde a construção do boneco de madeira por Gepeto até sua transformação em um menino de verdade.

Pulso Iraniano
Mitra Tabrizian: a artista participa com "O Predador" e outros cliques (Foto: Mitra Tabrizian)

8. Pulso Iraniano (Sesc Vila Mariana)

Além de fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, a atração reúne um conjunto de poemas traduzidos para o português.

Fonte: VEJA SÃO PAULO