Educação

USP dará bônus para alunos de escola pública já na 1ª fase da Fuvest

Regras foram alteradas neste ano. Candidatos poderão ter acréscimo de até 20% na pontuação

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta sexta-feira (1) uma alteração no sistema de bonificação no vestibular deste ano. De acordo com as novas regras, as notas dos alunos de escolas públicas poderão ter um acréscimo de até 20% já na primeira fase da Fuvest. Até o ano passado, o bônus só entrava na nota final e era proporcional ao desempenho do candidato.

+ Justiça determina reabertura do campus da USP Leste

Neste ano, alunos que cursaram integralmente os ensinos médio e fundamental em escolas da rede pública terão 15% de bônus. Se além disso o candidato também tiver participado do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), ele terá mais 5% na nota. O mesmo acréscimo valerá se o aluno se declarar de cor preta, parda ou indígena. Quem tiver cursado só parte do ensino fundamental em escola pública terá direito a um bônus menor, de 12%.

A bonificação será dada a quem acertar pelo menos 27 questões. O manual do candidato com todas a regras do concurso está disponível no site da USP. No total, serão ofertadas 11.177 vagas em 2015. As inscrições para o processo seletivo acontecem entre 22 de agosto e 8 de setembro.

+ Confira o que acontece na cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO