Educação

USP é a melhor universidade latina em ranking chinês

Instituição aparece na 144ª posição em lista com as 500 melhores do mundo; relação confirma supremacia americana no ensino superior

Por: Redação VEJA SÃOPAULO.COM

USP - Praça do Relógio
Objeto de concreto da Praça do Relógio sem as árvores: 3 000 reais (Foto: Reprodução)

A USP aparece como a melhor universidade da América Latina no ranking da Academic Ranking of World Universities. A classificação, divulgada nesta sexta-feira (15), foi criada pela Universidade Jiao Tong, de Xangai (China), e é uma das mais importantes do mundo.

+ USP perde posto de melhor universidade da América Latina

A instituição paulista subiu duas posições em relação ao ano passado e aparece no 144º lugar entre as 500 melhores do mundo. Outras seis universidades brasileiras estão na lista: Universidade Federal de Minas Gerais (317ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 318ª), Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª).

O top 500 chinês evidencia a superioridade norte-americana no ranking da educação superior. As instituições que encabeçam a relação são Harvard, Stanford e MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e Berkley. A quinta colocada é a Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. 

+ Confira o melhor roteiro cultural da cidade 

Fonte: VEJA SÃO PAULO