Comportamento

Endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo

A Comic Con Experience, feira que reúne produtoras de quadrinhos, filmes e séries de heróis, agita os fãs desse universo por aqui e o mercado de endereços especializados da capital

Por: Silas Colombo e Tatiane Rosset

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Para os nerds paulistanos, o ano de 2014 foi tão especial quanto o do nascimento de Luke Skywalker, o heroico jedi de Star Wars. Eles se transformaram no público-alvo de diversas iniciativas importantes. A Brasil Game Show, por exemplo, o maior festival de videogames da América Latina, atraiu cerca de 250 000 aficionados de jogos em apenas cinco dias na cidade em outubro. Outra feira desse setor, a Brasil Comic Con, realizada por aqui em novembro, recebeu aproximadamente 14 000 pessoas. Para fechar com chave de ouro o calendário, começou na semana passada a Comic Con Experience (Centro de Exposições Imigrantes, Água Funda, de 4 a 7 de dezembro, com ingressos apartir de 100 reais.) O negócio, que tem uma estimativa de público de 80 000 pessoas, reúne produtoras de quadrinhos, filmes e séries de heróis e cultura pop em geral. Os fãs participam de atividades como concurso de fantasias, testes de jogos e encontros com atores de seriados como Game of Thrones e Once Upon a Time, além de alguns dos personagens mais importantes das trilogias O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Outro destaque são os famosos painéis, palestras em que grandes estúdios como a Fox e a Warner Bros. Pictures mostram as novidades para 2015. Fora os supereventos, os interessados por esse universo nunca tiveram à disposição tantos endereços na capital, que vão desde lojas especializadas até bares temáticos. Confira ao longo desta matéria algumas das principais paradas da galáxia geek em expansão da metrópole.

Parada nerd

Este é o bar para ver os espécimes em seu habitat natural. Do dispositivo de segurança para capturar ectoplasma igual ao usado no filme Os Caça-Fantasmas às luminárias que imitam os blocos de moedas do jogo Super Mario Bros, tudo por lá transpira cultura pop. Os mais empreendedores frequentam o bar para vender HQs de produção própria e encontram sócios para a criação de jogos e aplicativos. Na hora do petisco, a casa tem itens de pegada mexicana e cachorros-quentes. Gibi Cultura Geek.Rua Major Maragliano, 364,Vila Mariana, ☎ 5084-1165.

Os geeks contra-atacam: endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo
Membros do Conselho Jedi São Paulo no bar Gibi Cultura Geek: ponto de encontro (Foto: Lucas Lima)

Brinquedos do outro planeta

O endereço é o paraíso das action figures. Existem opções para todos os bolsos entre os mais de 1 500 itens disponíveis no local. Quem não conseguir bancar a peça mais cara, uma estátua do Wolverine de 12 000 reais, pode se contentar com um simples e divertido baralho da saga Star Wars (3 reais). “Já gastei 1 800 reais em um boneco”, afirma Rafael Orazi, um dos clientes mais assíduos. Limited Edition. Rua da Consolação,2753, Cerqueira César, ☎ 3081-0128.

Os geeks contra-atacam: endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo
Rafael Orazi: cliente fiel e amigo dos funcionários da loja de action figures Limited Edition (Foto: Fernando Moraes)

Menu em série

Em um salão forrado com colagens de personagens clássicos e populares das tramas da TV, o bar de Aldo Dib e Marcus Ribeiro embala a noite dos clientes com as músicas que são tema de séries da moda e promove “corujões” para transmitir temporadas inteiras de programas que marcaram época, como Doctor Who e Buffy — A Caça-Vampiros. Season One Arts & Bar. Rua Augusta, 520, Consolação, ☎ 2506-4057.

Os geeks contra-atacam: endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo
Marcus Ribeiro e Aldo Dib, sócios do Season One: bar temático inspirado no universo das séries (Foto: Lucas Lima)

O lado negro da festa

Quem disse que nerds ficam apenas em suas batcavernas? A noite paulistana ganhou diversas festas dedicadas aos fãs de filmes, séries, quadrinhos e videogames nos últimos tempos. Darkside, a mais nova delas, inspira-se no universo de Star Wars para atrair o público para o Beco 203: bastões de luz fazem as vezes de sabres jedis enquanto muito rock clássico e indie rock compõem a trilha sonora. Beco 203. Rua Augusta, 609, Consolação, ☎ 3969-0203. Quinta (11), 23h30. R$ 25,00.

Ponto pioneiro das HQs

Especializada em quadrinhos desde1988, a mais tradicional loja geek da cidade possui cerca de 6 milhões de títulos em estoque. Tanta dedicação rende: a média de gastos é de 200 reais por pessoa.“É caro ser nerd hoje em dia. Existem produtos variados no nosso nicho”, diz Rodrigo Santos, um dos vendedores do endereço. Aqui você também encontra action figures, como um boneco do Batman de 1 800 reais. Comix BookShop. Alameda Jaú, 1998, Jardim Paulista,☎ 3088-9116.

Uniforme de super-herói

Aberta há um ano, a loja vende camisetas, moletons e até roupas íntimas com estampas dos personagens de histórias em quadrinhos e videogames. Os produtos são oficiais e demoram cerca de quatro meses até chegar às prateleiras (o desenho precisa ser pré-aprovado pelos estúdios). Alguns fãs costumam levar quatro camisetas de uma só vez, gastando 300 reais. “Recebemos mais homens,só que as mulheres compramem maior quantidade”, diz o gerente Cauê Nakatsu. Studio Geek. AlamedaJaú, 1988, Jardim Paulista, ☎ 2645-8337.

Os geeks contra-atacam: endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo
O gerente da loja Studio Geek Cauê Nakatsu: moletons por 159,90 reais (Foto: Fernando Moraes)

No reino da fantasia

Todo nerd que se preze passa boa parte do dia com a cara enfiada nos livros. Em um anexo da Livraria Cultura, o acervo com mais de 30 000 itens atende aos gostos mais peculiares — uma caixa exclusiva com seis volumes de ilustrações do cartunista Robert Crumb sai por 3 999 reais. Os clientes ainda podem “degustar” jogos de videogame no térreo e travar batalhas de RPG. “Eles gostam de ter as informações nos mínimos detalhes”, conta a vendedora Aline Barros. Geek.etc.br. AlamedaSantos, 2152, loja 122,Jardim Paulista,☎ 3170-4033.

Os geeks contra-atacam: endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo
A vendedora da Geek.etc.br Aline Barros testa lançamento para Nintendo Wii: o espaço reúne mais de 30 000 títulos (Foto: Lucas Lima)

Fonte: VEJA SÃO PAULO