Turismo

Unique Garden: templo do bem-estar

Chalés projetados por Ruy Ohtake, tratamento estético com sal do Mar Morto e muuuito paparico fazem do Unique Garden, misto de hotel e spa a 50 km de São Paulo

Por: Ronaldo Albanese - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Se for verdade que Deus está nos detalhes, pode-se dizer que o Unique Garden tem um quê de divino. Basta cruzar a portaria desse misto de hotel e spa de luxo localizado a 50 quilômetros de São Paulo para perceber algo especial. Para começo de conversa, não se ouvem toques de celular (não há sinal). Trânsito e poluição, que beleza, parecem não existir.

O tratamento gentil na recepção já serve como um prenúncio do que espera o visitante. “Nosso princípio é tratar as pessoas com o cuidado que merecem”, diz a gerentegeral, Lilian Franco. Poderia ser conversa para boi dormir — que profissional do ramo afirmaria tratar seus hóspedes de outro jeito? —, mas não é o caso. Não nos 330.000 metros quadrados que o Unique ocupa em Mairiporã, na Serra da Cantareira. Da portaria, os recém-chegados seguem a bordo de vans para os chalés. No caminho, a impressão é a de ter ido parar num outro planeta, onde tudo funciona como num sonho bom (sobretudo para quem conhece o estilo de vida estressante de uma metrópole como São Paulo). Flores de todos os tipos e cores enfeitam as alamedas, um lago rodeado de verde abriga um deque de madeira para meditação. Como o ambiente zen é flutuante, de longe parece uma ilha. Um enorme canteiro de lavanda antecede a chegada ao espaço em que ficam os restaurantes, a piscina, o spa e uma academia onde rolam aulas de hidroginástica e pilates. Há também um campo de golfe, dois helipontos e spa para cães.

O destino final das vans pode ser uma das catorze casinhas da Vila Mediterrânea. Aconchegantes, têm móveis de fibra natural pintados de branco nas varandas. Um fim de semana numa delas custa 2.070 reais. Mais arrojados, dez dos onze chalés da Vila Contemporânea foram projetados por Ruy Ohtake, que assina também as áreas comuns do hotel. Eles ocupam as partes mais elevadas do acidentado terreno — aliás, quem não gosta de caminhar por locais íngremes pode pedir uma carona em carrinhos elétricos. Ali, o pacote para curtir o local de sexta a domingo sai por 2.870 reais. O toque do arquiteto paulistano fica evidente nas linhas modernas e na perfeita integração do verde de fora com os espaços internos. São semicírculos de 90 metros quadrados, com pé-direito alto e paredes de vidro. Como se tudo isso não bastasse, possuem TVs de plasma, ofurô, cama kingsize, sala de estar com lareira e terraço. Os banheiros são duplos, ou seja, têm duas privadas e duas pias, por exemplo. “É um paraíso que oferece conforto, tranqüilidade e atendimento de primeira”, diz um dos hóspedes, o empresário Leandro Cunha, de 30 anos. “Estamos à vontade, como se tudo funcionasse só para nós dois”, completa a mulher dele, Stella, de 27. A opção mais luxuosa é a suíte presidencial, localizada dentro do prédio do hotel. Um fim de semana custa 5.570 reais para uma ou duas pessoas. O preço mais alto deve-se à exclusividade — até a piscina é particular.

Um dos diferenciais que ajudaram a construir a boa fama do hotel desde a inauguração, em 2005, é a filosofia de mimar ao máximo quem chega. “Nossa lotação esgotada é de 52 pessoas”, conta Lilian, a gerente-geral. “Em fins de semana assim, temos 110 funcionários de prontidão.” O spa Pandora é perfeito para o fim da tarde, depois de uma caminhada pela mata com guias especializados, uma sessão de ioga ou algumas horas de preguiça à beira da piscina. Talvez seja o local onde os serviços personalizados do Unique Garden fiquem mais evidentes. São cerca de oitenta opções de tratamento estético ou de relaxamento: dos tradicionais aos exclusivos da casa, como a massagem a seis mãos, o banho de flutuação com sais do Mar Morto e a Mesa Lira, uma técnica para relaxar a musculatura pela vibração do som de um instrumento de cordas. Os preços variam de 120 a 1.700 reais. Além das salas perfumadas por ervas aromáticas, arranjos de flores, velas e incensos, os tratamentos podem ser realizados em outros locais do complexo. Ao ar livre, se assim preferir o rei, ops!, o hóspede. “Faço questão de conversar com a pessoa para sugerir a melhor terapia”, afirma o fisiologista Roberto Nogueira, diretor do spa. Formado pela Escola Paulista de Medicina e especialista em terapias corporais orientais e ocidentais, ele calcula que o Pandora disponha de mais de 300 produtos de beleza, de hidratantes a óleos essenciais, desenvolvidos pela farmácia de manipulação do hotel. “Nossa matéria-prima são princípios ativos de plantas e ervas locais.”

Verduras, legumes e frutas orgânicas utilizados nos restaurantes também são cultivados em hortas e canteiros próprios, sem um pingo de agrotóxicos. A partir deles, a nutricionista Bárbara Gilli, em parceria com o chef Sinval Cândido, elabora cardápios balanceados, levando em conta os produtos de cada estação. Vinda de uma experiência de três anos no spa Sete Voltas, ela afirma não acreditar em dietas que fazem passar fome e é crítica ferrenha das “fórmulas mágicas” de emagrecimento. “A maioria delas não serve para todo mundo, e, se a intenção é perder peso, eu preciso analisar cada caso para chegar a um diagnóstico”, conta. Por isso mesmo, é possível solicitar sua consultoria antes de se deixar levar sem restrições pelas tentações gastronômicas dos três restaurantes que funcionam ali. Durante a semana, os almoços rolam no despojado Quitanda, com comidinhas rápidas. Aos sábados e domingos, é a vez do Relais Jardin. Os jantares à luz de velas, com pratos sofisticados, acontecem no Chez Victor. Uma boa opção é o namorado com purê de bananada- terra e ervilha-torta ao molho saigon (um mix bem dosado de saquê, shoyu, gengibre e pimenta-vermelha). Para finalizar, vale esquecer as calorias e experimentar o petit gâteau de amoras do jardim. Uma delícia, como tudo no Unique Garden. Não à toa, o hotel foi incluído no ano passado no conceituado guia "Condé Nast Johansens", na categoria Recommended Luxury Spa.

 

Unique Garden Hotel & Spa. Estrada Laramara, 3500, Mairiporã (SP). Reservas, tel. (11) 4486-8700. Os valores incluem caféda- manhã, almoço e água mineral da casa e são válidos para check-in às 17h de sexta às 15h de domingo

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO