MODA

A volta da moda do 'umbigo de fora'

Esquecido por alguns anos, o visual faz sucesso entre adolescentes

Por: Larissa Faria

Umbigo de fora cropped
A estudante Isabella e as irmãs Rafaela e Isabela: sem piercing (Foto: Alexandre Battibugli)

Da década de 90 a meados dos anos 2000, usar looks que deixavam a barriga à mostra era tendência entre as garotas. Cantoras estrangeiras, como Britney Spears e Gwen Stefani, circulavam por aí com o umbigo de fora. No Brasil, antigas apresentadoras da MTV adeptas da ousadia, como Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira, também influenciaram as moças. Com o passar dos anos, porém, o visual ficou datado. Mas, como a moda funciona em ciclos, o look voltou a aparecer pelas ruas nos últimos tempos, querido principalmente pelas adolescentes.

+ Sutiã ‘strappy': modelos da moda a partir de 29,90 reais

A peça-chave para entrar na onda é a blusa chamada de cropped, do tipo curtinha. Há cerca de dois anos, ela se multiplicou nas vitrines, aliada a short, saia e calça de cintura alta. A combinação deixava aparente apenas uma parte do tronco. Avançou território, entretanto, para o umbigo dar o ar de sua graça.  A estudante Isabela Garcia, de 15 anos, e sua irmã, Rafaela, de 13 anos, têm uma coleção de dez minitops. A colega Isabella Narvaes também aposta no item. “No meu aniversário, em abril, encomendei vinte croppeds personalizados para uma festa com as minhas amigas”, conta Isabela. 

+ Pegeu seus cupons de desconto para curtir o mês das mães

cropped
(Foto: Divulgação)

Vale investir no estilo para sair à noite — na região do Baixo Augusta, a peça se mostra presença frequente — ou mesmo em passeios descontraídos, shows e festivais. Nem os dias de frio impedem a onda. Nas vitrines, o modelito aparece em redes fast-fashion, como Forever 21, e em grifes do naipe de PatBo. De acordo com Sofia Martellini, pesquisadora de tendências da WGSN Brasil, os itens que fizeram sucesso no passado voltam à moda a cada duas décadas.

+ Gargantilha chocker está de volta

Dos anos 90, foram resgatados recentemente também as gargantilhas chocker, coladas ao pescoço, e os macacões e saias jeans. Naquela época, a barriga de fora, muitas vezes, vinha acompanhada de um reluzente piercing no umbigo. A joia, pelo menos até agora, não saiu do esquecimento.

Fonte: VEJA SÃO PAULO