Programe-se

Últimos dias para aproveitar quatro festivais gastronômicos

Tapas Week e sugestões especiais do Suri, Marakuthai e Weinstube chegam ao fim até domingo (12)

Por: Sophia Braun - Atualizado em

Ceviche, do Suri - Festival do Caribe
Ceviche cartagenero (21 reais), à base de camarão: sugestão de entrada do Suri (Foto: Antonio Rodrigues)

Boa pedida para quem busca experimentar receitas inusitadas e de diversos sotaques, os festivais gastronômicos aterrissam nos restaurantes paulistanos com frequência. Até domingo (12), porém, quatro chegam ao fim.

+ Blog do Lorençato: peças de resina imitam pratos dos cardápios

+ Restaurantes com carta especializada em cerveja, saquê, tequila e até pisco

É o caso do Festival do Caribe, do Suri Ceviche Bar, em Pinheiros. O chef colombiano Dagoberto Torres propõe pratos populares da região. Entre os destaques aparecem o ceviche cartagenero (21 reais), composto de camarão em suco de limão, ketchup, maionese, cebola, coentro e pimenta dedo-de-moça, e o lombo de porco grelhado com vinagrete de banana frita servido com arroz e feijão preto (30 reais).

Já a chamada Tapas Week, que conta com doze estabelecimentos participantes, chega ao fim neste sábado (11). Os amantes da culinária espanhola podem aproveitar os últimos dias do evento para provar menus especiais compostos por receitas espanholas servidas em pequenas porções. Uma taça de vinho está inclusa no preço de 85 reais por pessoa nos restaurantes e de 55 reais por pessoa nos bares.

Risoto do Weinstube
Opção do Weinstube: Risoto de Chardonnay e capim-santo servido com truta poché (Foto: Rafael Wainberg)

Pouco antes, na sexta (10), a chef do Marakuthai, Renata Vanzetto, encerra o seu festival Frutos e Frutas, que reúne entrada, prato principal e sobremesa inspirados no verão. Para começar, a sugestão é melão em cubos com lulas inteiras grelhadas mais presunto cru, manjericão e raspas de limão-siciliano. O menu em três etapas custa 78 reais por pessoa. Se harmonizado com vinho, sai por 148 reais.

+ Freddy e Weinstube têm festivais gastronômicos em cartaz

Na mesma data, termina o Festival de Pratos com Vinho do alemão Weinstube. Todas as receitas, com exceção da sopa de Riesling com croûtons de bretzel (18 reais), foram elaboradas especialmente para o evento. Servido como principal, o parmentier de cordeiro com alho-poró e cogumelos ao molho de Carmenère é o prato mais caro do menu e custa 45 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO