transporte

9 coisas que você não sabia sobre o Uber

Quanto ganham os motoristas? Quantos são os carros em São Paulo? As perguntas curiosas na seleção dos condutores. E outras revelações sobre o app de transporte mais comentado da capital

Por: Daniel Bergamasco e Nataly Costa - Atualizado em

uber
Uber: aplicativo vem causando polêmica (Foto: Reprodução/Flickr)

Os taxistas protestaram (e continuam reclamando), os vereadores proibiram, o prefeito ratificou o veto, mas, no que depender dos consumidores, a pista continua livre para o Uber, aplicativo que conecta passageiros a motoristas.

A plataforma é tema de uma reportagem da revista VEJA SÃO PAULO, que conta como a empresa tem sido um refúgio para desempregados fugindo da crise. Cerca de um terço dos motoristas recorreram ao app após serem demitidos de seus empregos. Leia mais aqui.

Abaixo, algumas informações que você (provavelmente) não sabia sobre o Uber.

1 - O NÚMERO DE CARROS EM CIRCULAÇÃO

Em meados de novembro a revista VEJA SÃO PAULO mostrou que, no Brasil, são 7 000 veículos cadastrados, dos quais cerca de 3 500 circulavam em São Paulo, segundo apuração de VEJA SÃO PAULO. O crescimento total de motoristas na plataforma costuma ficar em ao menos 10%. Mantendo esse ritmo, em três semanas deve ter chegado a 4600 carros na cidade.

2 - O PREÇO CAIU

Andar de Uber está 15% mais barato.

3 - POUCO ALÉM DE UM MIOJO

A espera por um carro do Uber em São Paulo hoje é de 4 minutos e 56 segundos

4 - O UBER AJUDA O MOTORISTA A FUGIR DA FISCALIZAÇÃO

A empresa não confirma, mas envia aos motoristas alertas sobre locais com aglomeração de fiscais e taxistas. Informa a eles que "tudo bem gentilmente recusar esses destinos".

5 - BOLSO CHEIO

O Uber tem se mostrado lucrativo: condutores do Black conseguem lucrar na casa de 8000 reais mensais; do X, na cada de 5000 reais. Isso se adotarem uma jornada padrão, de trabalho o dia todo, de segunda a sexta-feira. Há quem estique para os fins de semana e ganhe muito mais.

6 - PERGUNTAS INUSITADAS

"Já lhe ofereceram maconha?", "Conhece alguém que já fumou maconha?", "Quem rouba merece perdão?" estão entre as perguntas que os motoristas respondem no processo de iniciação

7 - OS MOTORISTAS DO UBERBLACK SÃO MAIS JOVENS

65% dos condutores dos carrões pretos têm menos de 40 anos, ante 59% dos inscritos no segmento X, com carros mais populares

8 - BOCA FECHADA POR CONTRATO 

O contrato diz que os parceiros não podem "falar negativamente (...) em público sobre a companhia

9 - PONTOS CARDEAIS

29% dos motoristas moram na Zona Oeste da cidade; 26%, na Zona Norte

 

LEIA MAIS

Metade dos motoristas do Uber estaria desempregado se não fosse o aplicativo. Leia aqui.

Uber
Webert Santos e Klayne Borsato: desempregado, o casal virou motorista da Uber (Foto: Folhapress)

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO