Turismo

As novidades de Trancoso, a praia mais descolada do Brasil

De destino inóspito na década de 60 a um dos locais mais badalados no verão, região está cheia de novidades

Por: Livia Deodato - Atualizado em

Trancoso
Trancoso vive um período de efervescência cultural e gastronômica (Foto: Divulgação)

O rotina da vila de Trancoso, localizada a 27 quilômetros de Porto Seguro, mudou bastante desde a época da colonização portuguesa, em 1586, até os dias de hoje. Da aldeia jesuíta batizada como São João dos Índios, passou pelo sossego à beira-mar procurado pelos hippies entre o fim dos anos 60 e começo dos 90 e agora vive um período de efervescência cultural e gastronômica. Grande parte desse movimento concentra-se em torno do Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, onde fica a famosa Igreja de São João Batista, de 1759. Conheça abaixo algumas das novidades que estarão fresquinhas para o verão:

+ 400 presentes de Natal inspirados em viagens dos sonhos

+ Confira o mapa da volta ao mundo

+ As Boas Compras: Trancoso

Etnia Clube de Mar

Ela foi inaugurada em 2010, mas segue com ares de novidade. Considerada a pousada do ano na edição de 2011 do GUIA QUATRO RODAS, é uma das poucas na areia da praia. A boa nova agora é que os donos querem exportar o estilo Trancoso de ser para outras paragens – uma filial em Morro de São Paulo está prevista para o verão do próximo ano.

Vila Monjuá e Gula

Leila Sallum deixou sua cidade natal, Ponta Grossa (PR), para viver em Trancoso, há 40 anos. É tida como a primeira migrante da vila – e a responsável por levar o primeiro gato para lá. Sempre gostou de promover eventos para reunir amigos e familiares, em sua casa mesmo: começou organizando exposições de artistas, depois passou a cozinhar comida árabe e receber amigos para se hospedarem lá. A casa foi crescendo, virou pousada (conhecida como Vila Monjuá) e hoje comporta até 12 hóspedes em seis quartos. Sua filha Mariá herdou a arte de cozinhar e vai abrir o seu próprio negócio neste verão: a confeitaria Gula Trancoso, que vai servir café da manhã, doces árabes, franceses e baianos.

Da Glória

A Volta ao Mundo - Da Glória - Trancoso
As três filhas de Glória, que abrem agora um café em Trancoso, Bahia (Foto: Divulgação)

Maria da Glória Teixeira não tinha glória só no nome. Foi mulher forte, que deu vida a 18 filhos e ainda foi responsável pelo parto de outros 305 – “sem nunca cobrar um real por isso”, nas palavras de uma de suas filhas, Nelly Teixeira. Quando adoeciam, Maria da Glória encontrava nas plantas da região de Trancoso a cura, jamais na química industrializada. Todos sempre se salvaram. Sua paixão era a cozinha, de onde saía aos domingos uma feijoada sem precedentes. Os amigos  foram chegando, contando para outros tantos e o inevitável aconteceu: há pouco mais de um ano, ela inaugurou oficialmente a feijoada Da Gloria que, até então, não era nem cobrada.No fim do ano passado, Maria morreu, aos 64 anos, vítima de um AVC. Mas o seu legado só cresceu. Nelly e outras duas irmãs continuaram tocando a feijoada e, num belo domingo, conheceram a cantora Vanessa da Mata, encantada com o lugar. Com ela, surgiu a ideia de montar um café com o mesmo nome de sua mãe, na frente da casa, deixando o quintal para a feijoada. Inaugurada no último dia 21 de novembro, o café Da Glória funciona durante toda a semana e serve comida tipicamente brasileira: acarajé, tapioca recheada com carne seca e abóbora, cocada baiana. “Já ofereceram 5 milhões de reais por essa casa que minha mãe trocou por um saco de farinha e um jeguinho. Mas não tem preço no mundo que a compre”, afirma Nelly.

NK Store

A empresária Natalie Klein vai inaugurar uma loja no Quadrado neste verão. Essa será sua terceira loja, depois da NK dos Jardins, em São Paulo, e da NK de Ipanema, no Rio de Janeiro. A loja, por enquanto, terá um caráter temporário: vai funcionar durante dois meses, entre o réveillon e o carnaval. A NK Trancoso vai oferecer multimarcas com uma seleção especial feita para lá, além de um minibar Chandon Rosé, bicicletas e ombrelones para emprestar para clientes e amigos.

Los Negros

A filial do chef argentino Francis Mallmann foi inaugurada em dezembro do ano passado, na badalada pousada Jacaré do Brasil. As grelhas, importadas da matriz em Punta del Este, voltam a funcionar em esquema pop-up, somente para jantar: de dezembro a março, na alta temporada. Os lugares são limitados - há apenas 40. Reservar é imprescindível.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO