Turismo

Tudo o que reluz é ouro

O prédio mais alto do mundo? Está lá. Um arquipélago artificial? Também. Hotéis de grifes? Figurinhas fáceis. Bem-vindos a Dubai, a cidade que adora colecionar recordes

Por: Livia Deodato - Atualizado em

Dubai - Sheikh Saeed Road
O skyline de Dubai, com vista para a Sheikh Saeed Road (Foto: Divulgação)

O petróleo fez da cidade mais populosa dos Emirados Árabes a meca do turismo de luxo. Isso tudo em meio ao deserto. Dubai concentra empreendimentos grandiosos, que desafiam as leis da física – e da geografia. Confira abaixo os destaques da cidade que nunca soube o que é um oásis natural, mas sabe bem o que é o artificial:

O prédio mais alto do mundo

A Volta ao Mundo - Dubai
Burj Khalifa: 828 metros de altura (Foto: Divulgação)

Burj Khalifa, nome que presta homenagem à família real de Abu Dhabi, tem 828 metros de altura. Inaugurado em 2010, o edifício conta com um hotel de grife (Armani), 900 luxuosos apartamentos e 37 andares de escritórios. Os turistas que desejam visitar o 124º andar para apreciar a vista pagam cerca de 100 dólares. Ele levou cinco anos para ser construído (de 2004 a 2009) e o orçamento total ficou em 4,1 bilhões de dólares.

O maior arquipélago artificial do planeta

A Volta ao Mundo - Dubai
O arquipélago artificial The World Islands é um conjunto de 300 pequenas ilhas que formam uma mapa-múndi (Foto: Divulgação)

O complexo The World Islands é um conjunto de 300 pequenas ilhas, construído com 320 milhões de metros cúbicos de areia e mais de 37 milhões de toneladas de pedra em uma barreira circular, com o objetivo de proteger a construção. O paraíso artificial de Dubai levou cinco anos para ficar pronto, de 2003 a 2008. A Nasa constatou que é possível observar do espaço o complexo, que imita a forma de um mapa-múndi.

+ As Boas Compras: Dubai

+ 400 presentes de Natal inspirados em viagens dos sonhos

+ Confira o mapa da volta ao mundo

O aeroporto mais moderno do Oriente Médio

A Volta ao Mundo - Dubai
Há dois hotéis, de 4 e 5 estrelas, dentro do aeroporto (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional de Dubai compreende três gigantes terminais, sendo considerado o quarto aeroporto de maior movimento de todo o mundo. Mais de 150 companhias aéreas atendem os terminais e voam para mais de 220 destinos em seis continentes. No terceiro terminal, que atende a companhia Emirates, encontram-se dois hotéis, de 4 e 5 estrelas, que oferecem serviços como sala de ginástica e spa. O tráfego anual de passageiros em 2011 alcançou 50 milhões de pessoas, um aumento de 8% comparado com 2010 (47,2 milhões). No ano de 2012, a projeção é de 56,5 milhões de pessoas e, em 2020, 98 milhões.

O maior parque indoor de esportes na neve do globo

A Volta ao Mundo - Dubai
O parque de neve artificial Ski Dubai foi construído em pleno deserto (Foto: Divulgação)

O parque Ski Dubai é um resort para a prática de esportes na neve construído em pleno deserto, sobre as dunas. Ocupa uma área fechada de 22.500 metros quadrados e oferece cinco pistas de dificuldade diferentes, para iniciantes, intermediários e avançados.

Uma concentração imensa de hotéis de grife

A Volta ao Mundo - Dubai
Hotel Armani (Foto: Divulgação)
A Volta ao Mundo - Dubai
Palazzo Versace (Foto: Divulgação)

O hotel que leva o nome de Giorgio Armani faz parte do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa. São 160 apartamentos de luxo, com decoração feita pelo próprio estilista italiano. O Palazzo Versace aportou por lá com toda a suntuosidade e refinamento da marca italiana na Cultura Village, às margens do canal Creek. Está em fase de acabamento e, muito em breve, poderá ser usufruído. A grife italiana Miss Sixty também tem planos de estender a sua linha de hotéis para a cidade, a partir de seu primeiro empreendimento em Riccione, na Itália.

Fonte: VEJA SÃO PAULO