Turismo

Feiras modernas

Berlim virou palco das mais modernas e transadas galerias de arte do mundo

Por: Rachel Verano - Atualizado em

A Volta ao Mundo - Berlim
Me Collectors Room: há uma ala inteira dedicada à arte barroca e renascentista (Foto: Divulgação)

A capital alemã é uma das cidades mais pulsantes do planeta quando o assunto é arte. Desde a queda do muro e a fusão dos lados ocidental e oriental, a metrópole viu florescer uma cena artística sem precedentes. Nos últimos anos, as galerias inovaram ao agregar a seus espaços restaurantes, cafés e bares concorridos. Entre as centenas de endereços espalhados por toda a cidade, selecionamos os três hot spots do momento:

Judische Madchenschule

A Volta ao Mundo - Berlim
Pauly Saal é um restaurante supercool, decorado com peças de arte como uma raposa empalhada ou um imenso míssil (Foto: Divulgação)

O tradicional edifício de tijolos aparentes que abrigava uma antiga escola de crianças judias nos anos 30 foi transformado no complexo cultural mais badalado da cidade nos últimos tempos. Seus quatro andares reúnem uma ótima galeria de arte (a Michael Fuchs, que tem no acervo obras assinadas por artistas como Andy Warhol e Frank Stella), uma galeria de fotografia contemporânea em médio formato (a CWC), um restaurante supercool de comida moderninha, decorado com peças de arte como uma raposa empalhada ou um imenso míssil (o Pauly-Saal) e, desde o último dia 25, o novo Museum The Kennedy´s, que tem o segundo maior acervo do mundo sobre a família.

+ As Boas Compras: Berlim

+ 400 presentes de Natal inspirados em viagens dos sonhos

+ Confira o mapa da volta ao mundo

Me Collectors Room

A Volta ao Mundo - Berlim
Me Collectors Room: há uma ala inteira dedicada à arte barroca e renascentista (Foto: Divulgação)

O acervo, rotativo, expõe as peças da particular Olbricht Collection, que reúne arte do século XVI até os dias de hoje. Há uma ala inteira dedicada à arte barroca e renascentista, mas estão expostos também selos, artigos art nouveau e brinquedos antigos. Tem um delicioso café que serve refeições rápidas, debaixo de esculturas que pendem do teto e uma loja com produtos de design.

Sammlung Boros

A Volta ao Mundo - Berlim
Sammlung: um imenso bunker da Segunda Guerra Mundial que virou um espaço para exibição de obras de arte contemporânea (Foto: @NOSHE)

Em 2003, o casal de mecenas Christian e Karen Boros comprou um imenso bunker da Segunda Guerra Mundial e transformou o bloco de concreto em um espaço supermoderno para exibir as peças da sua coleção particular de arte contemporânea. O espaço, com cerca de 80 cômodos, reúne obras de artistas do mundo inteiro – um dos destaques é a obra The Tree, uma imensa escultura de madeira de autoria do chinês Ai Weiwei.

Fonte: VEJA SÃO PAULO