Continua após publicidade

Morre o artista plástico Tunga, aos 64 anos

Vítima de câncer na garganta, ele deixa obras espalhadas pelas mais importantes coleções do mundo

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h08 - Publicado em 6 jun 2016, 19h52

Morreu nesta segunda (6), aos 64 anos, o artista Tunga, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. Vítima de câncer na garganta, o escultor, desenhista e performer estava internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde 12 de maio. Seu corpo será enterrado nesta terça (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Instalação _True Rouge_, do artista pernambucano Tunga
Instalação _True Rouge_, do artista pernambucano Tunga ()

O trabalho do artista é marcado por redes, vidros, crânios, pentes gigantes, dentes e ossos que constroem instalações que formam verdadeiras poesias visuais. As esculturas de aço imitam cabelos trançados, em um misto de força e delicadeza.

Suas obras fazem parte de diversas coleções privadas e institucionais no Brasil e no mundo. Com copos, cilindros e garrafas de vidro preenchidas de líquidos coloridos, belas instalações foram também mostradas nas bienais de São Paulo e Veneza e na Documental de Kassel, mostra mais importante do mundo.

Continua após a publicidade
Obra Sem Título, de Tunga
Obra Sem Título, de Tunga ()

Primeiro artista contemporâneo a ter uma obra na coleção do Louvre, em Paris, o artista nascido em Pernambuco despontou nos anos 70, mesma década em que passou a morar no Rio. Seu trabalho dialogava com figuras como Waltércio Caldas, Cildo Meirelles, José Resende, Ronaldo Brito e Arnaldo Antunes.

Em 2012, Tunga ganhou um dos primeiros pavilhões exclusivos do Instituto Inhotim, não só pela relevância da sua carreira, mas por ter sido o maior responsável por aconselhar Bernardo Paz, o proprietário do museu, a investir em arte contemporânea. Assinada por ele, True Rouge foi a primeira a integrar o acervo do local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.