Decoração

Seis truques para aquecer a casa no inverno

Designer de interiores dá dicas de adaptações que podem deixar os ambientes mais aconchegantes. E o melhor: sem reformas

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

cidadejardim391
Sala com elementos para dias mais frios (Foto: DIvulgação/Marília Veiga)

Com a chegada do inverno, é preciso pensar em como deixar os ambientes de sua casa mais aquecidos e aconchegantes. A designer de interiores Marília Veiga dá dicas de como adequar os espaços sem precisar se aventurar em grandes reformas:

1- Paredes

Se as paredes de sua casa são todas brancas, cor que não promove a sensação de aconchego, invista em outros tons. Variações de camurça, bege e concreto tornam o clima dos ambientes mais íntimo. Outra boa opção é instalar papéis de parede.

+ Inverno em São Paulo terá temperaturas mais altas que o normal

2- Tapetes

Para aquecer grandes ambientes, abuse dos tapetes. Quartos, sala de televisão e living mostram-se cômodos propícios para o uso do acessório. "Invista em tons neutros ou peças com algum grafismo, se suas paredes forem lisas", orienta Marília. Na hora da compra, leve em consideração a decoração do ambiente para combinar com o produto.

Chale de Inverno
Quarto com decoração invernal (Foto: DIvulgação/Marília Veiga)

3- Cortinas

Se você já utiliza cortinas nas janelas mas elas são do tipo persianas, principalmente as rolôs, troque-as pelas de tecido. "O uso do pano promove uma sensação de bem estar. Além disso, o tecido segurará por mais tempo o calor de dentro da casa e impedirá a entrada de vento frio externo", afirma.

+ Caetano Veloso recebe o maior cachê da Virada Cultural

4- Mantas e xales

Na sala de estar, inclua mantas e xales fabricados com tecidos quentes, como lã e tricô. Os sofás ainda podem receber almofadas com textura, criando um aspecto visual mais aconchegante. Para a sala de televisão, aposte em mantas do tipo cobre-leito.

IMG_5909
Mantas e almofadas ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante (Foto: DIvulgação/Marília Veiga)

5- Iluminação

Troque as lâmpadas brancas por amarelas. Aposte também na iluminação indireta usando abajures, luminárias e arandelas.

+ Bares quentinhos e aconchegantes para curtir nos dias frios

6- Lareira ecológica

O uso de lareira com fluidos, conhecida como lareira ecológica, é uma alternativa para aquecer os ambientes. O tamanho da lareira deve ser de acordo com o tamanho do cômodo.

Em tempo: no inverno, é comum que janelas e portas fiquem fechadas por mais tempo. Por isso, fique atento com a proliferação de ácaros nos ambientes. Para evitar espalhar ainda gripes e resfriados, mantenha a casa ventilada. Lembre-se também de manter arejado os armários, para que as roupas não fiquem com cheiros ruins.

Fonte: VEJA SÃO PAULO