Esporte

Três novos campos de golfe serão inaugurados até 2014

Com a modalidade de volta à Olimpíada, espaços surgirão em cidades próximas à capital

Por: Mariana Desidério

Golfe
O administrador Fantin: casa em condomínio ao lado do gramado (Foto: Ricardo D'Angelo)

Depois de mais de um século afastado da Olimpíada — a última participação foi em 1904, em Saint Louis (Estados Unidos) —, o golfe voltará a ser incluído no evento em 2016, no Rio de Janeiro. A atenção da mídia e o consequente acesso a patrocinadores e verbas públicas motivaram o aumento na procura pelos tacos de ferro e madeira: desde o anúncio do retorno aos Jogos, há quatro anos, o número de praticantes em São Paulo cresceu 30%.

+ Saiba onde praticar golfe em São Paulo

Hoje existem na cidade cerca de 5 500, entre profissionais e amadores, o que corresponde a mais de 20% do total do país. “A expectativa no setor é que a quantidade de adeptos se amplie em uma taxa ainda maior até 2016”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Paulo Cezar Pacheco. Para suprirem essa demanda, dois novos campos passam a funcionar neste ano em cidades próximas à capital. Localizados em condomínios fechados, ambos serão abertos ao público em geral, que poderá contratar aulas particulares ou alugá-los para partidas amistosas.

Um deles é o Clube de Golfe Vila da Mata, em São Roque (a 60 quilômetros de São Paulo), que teve parte de suas instalações inaugurada neste mês, com galeria de arte, espaço gastronômico e um hotel, o Villa Rossa. O empreendimento, que contou com investimento de 60 milhões de reais do Grupo Taxaquara, só ficará totalmente pronto em dezembro. Mas já é possível utilizar o driving range (área de treino), que funciona inclusive à noite. Com nove buracos (metade do oficial), ele ocupa uma área de 400 000 metros quadrados. O valor do aluguel por jogo gira em torno de 100 reais.

Golfe
A Fazenda Itapema, em Limeira: 330 000 metros quadrados para os praticantes (Foto: Divulgação)

Praticante do esporte há doze anos, o administrador José Fantin garantiu um terreno de 1 000 metros quadrados no condomínio (o metro quadrado custa a partir de 350 reais). “Hoje em dia preciso deixar a família sozinha quando saio para disputar uma partida, mas pretendo construir uma casa para levar todos juntos nos fins de semana”, afirma ele, que sonha com a companhia futura do neto Rafael, de 1 ano e 4 meses.

+ Especial Inverno 2013

“Comprei um joguinho de tacos de plástico para ele.” O negócio também atraiu pessoas que nunca haviam se aventurado na modalidade. “Somente 5% dos compradores já praticam o esporte”, diz o diretor executivo do GrupoTaxaquara, Altamiro O’Rilley. O diretor presidente do Hospital Santa Paula, George Schahin, é um deles. “Sempre tive vontade de aprender a jogar, mas só agora vi uma oportunidade, por estar perto de São Paulo”, diz.

Um local que também deve atrair interessados é o campo do condomínio Fazenda Itapema, em Limeira (a 140 quilômetros da capital). Parte das instalações, como o driving range, tem inauguração prevista para agosto, quando começam as aulas da modalidade. O valor por pessoa deve ficar em torno de 50 reais. O gramado só estará totalmente pronto no ano que vem, com nove buracos e 330 000 metros quadrados espalhados no entorno das estruturas históricas da fazenda, fundada em 1860. Um lote de 300 metros quadrados custa cerca de 240 000 reais.

Golfe
A sede do clube Vila da Mata, em São Roque: investimento de 60 milhões de reais (Foto: Divulgação)

Outro espaço do gênero será inaugurado em 2014 no condomínio Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (a 110 quilômetros da capital). Com dezoito buracos, 820 000 metros quadrados e investimento de 18 milhões de reais, será o segundo campo dolocal — o primeiro funciona desde 2009, restrito a condôminos e convidados.

O aumento do número de praticantes fez surgir novos serviços. Neste ano, a agência de turismo Landscape, na Vila Madalena, passou a organizar viagens temáticas com foco no esporte. A primeira, Golfe & Vinhos, ocorreu em março e teve a Argentina como destino. Para os próximos meses estão previstos os roteiros Golfe & Cassino, em Punta del Este, no Uruguai; Golfe & Compras, em Miami, nos Estados Unidos; e Golfe & Charutos, em Cuba. Esse último é vendido por 5 900 reais, incluindo hospedagem em hotel cinco-estrelas e passagens aéreas.

› O custo dos dezoito buracos: saiba o preço de alguns acessórios e aulas:

  • Catorze tacos — De 600 a 5 000 reais
  • Doze bolas — De 50 a 260 reais
  • Tênis — De 300 a 530 reais o par
  • Aula particular — De 50 a 150 reais
  • Partida — De 60 a 400 reais
  • Treino — De 5 a 80 reais (com vinte a 100 bolas)

Serviço:

› Clube de Golfe Vila da Mata. Rua Cora Coralina, 450, São Roque, ☎ (11) 3888-3000. www.viladamata.com.br.

› Fazenda Itapema. Rodovia Anhanguera, km 150,Limeira, ☎ (19) 3442-4036. www.fazendaitapema.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO