Diversão

Transe Express leva teatro, dança e música ao Ipiranga

A trupe francesa monta circo no parque com 55 artistas

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

Shows pirotécnicos, acrobacias, fantasias divertidas e muitas luzes. No sábado (18) e no domingo (19), 55 artistas da companhia francesa Transe Express se juntam a 120 voluntários paulistanos para apresentar, de graça, um grandioso e colorido espetáculo. Como parte dos eventos do Ano da França no Brasil, o Parque da Independência, no Ipiranga, vai virar palco da montagem Os Reis Preguiçosos. Serão trazidas cerca de 30 toneladas de equipamentos para a encenação, que já rodou por oito países. Seis carros alegóricos vão percorrer três caminhos distintos. Reis e rainhas excêntricos – há, por exemplo, uma sereia e um esqueleto – são acompanhados por comitivas, que representam suas cortes. No fim da peregrinação, os cortejos se encontram em frente ao Monumento à Independência, onde será montada uma árvore de aço de 30 metros de diâmetro. Aí se dá o ponto alto da noite, quando nove acrobatas, atores e cantores são alçados lentamente a 20 metros de altura, formando uma espécie de móbile humano no céu.

Criada há 25 anos pelo diretor artístico Gilles Rhode, a trupe é craque em preparar carnavais ao ar livre e tem como marca registrada a interação com o público dos lugares visitados. "Como selecionamos voluntários de cada local, fazemos sempre um espetáculo diferente", afirma Brigitte Burdin. Codiretora e também fundadora do grupo, ela tirou inspiração da pintura surrealista, do folclore e dos rituais sociais para criar a coreografia de Os Reis Preguiçosos. Será a segunda visita de sua companhia ao Brasil. Em 2007, ela fez sua estreia em São Paulo com a montagem Mobile Homme, que chamou a atenção dos pedestres do Vale do Anhangabaú. "Todos os que nos assistem embarcam nesse mundo fantasioso", diz Brigitte. "Nosso objetivo é transformar adultos em crianças outra vez."

Os Reis Preguiçosos (90min). Livre. Parque da Independência (20 000 pessoas). Avenida Nazaré, s/nº, Ipiranga. Informações, 3340-2000. Sábado (18) e domingo (19), 18h30. Grátis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO