Réveillon em janeiro

Ano Novo chinês: o significado das tradições

Entenda simbolismos como a dança do dragão e a entrega do hong bao

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Dança do Dragão - Ano-Novo Chinês
Dragão: animal que simboliza o ano de 2012 no calendário chinês (Foto: William T Lee)

A festa de Ano-Novo Chinês é cheia de tradições e rituais — muitos deles, inclusive, farão parte do evento que acontece neste final de semana no bairro da Liberdade.

+ Programação da chegada do ano chinês na Liberdade

Para ficar por dentro dos siginificados do evento, conheça os costumes chineses que serão vistos neste sábado (2) e domingo (3):

Dança do Dragão — é uma das atrações mais aguardadas. Segundo as crenças chinesas, a coreografia, realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação.

Dança do Leão — assim como o ritual acima, tem o objetivo de atrair prosperidade e sorte durante todo o ano.

Grande banquete — tradicionalmente, é organizada uma grande refeição na festa de Ano-Novo, com variedade de comida e muitos frutos do mar. O preferido dos chineses é o peixe, pois, em mandarim, sua pronúncia se assemelha à da palavra "fortuna". Na festa da Liberdade, alguns restaurantes da região vão organizar o grande banquete.

Entrega do hong bao na noite da virada, o costume é o homem mais velho da família entregar envelopes vermelhos ("hong bao") aos outros parentes. Dentro deles há dinheiro, mas as pessoas só podem abrir o envelope decorado depois da virada. O ato de entregar o hong bao representa generosidade e o desejo de boa sorte. Mas cuidado, você pode atrair azar e espantar o dinheiro se expor o envelope vazio. Hoje, a tradição também é comum entre amigos.

Queima de fogos — na China, esta tradição é muito importante. Sua principal simbologia é afastar os maus espíritos do ano que está para começar.

Fonte: VEJA SÃO PAULO