Natal

Tour natalino também conta histórias da cidade

Passando por enfeites caprichados e pontos históricos, caminhada pode ser feita às quartas e sextas, a partir das 19h30

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Tour de Natal Centro
Tour guiado pelo centro da cidade ocorre às quartas e sextas (Foto: Giro in Sampa / Divulgação)

Com a chegada do Natal, a cidade ganha um novo ritmo e as luzes dão novas cores ao cinza dos edifícios. Locais que muitas vezes passam despercebidos pelos paulistanos recebem enfeites e se tornam um ótimo passeio para fazer com a família.

+ Confira roteiro das decorações de Natal em São Paulo

Organizado pela agência Giro in Sampa, o Tour de Natal no Centro de São Paulo ocorre às quartas e sextas, a partir das 19h30. A caminhada tem aproximadamente dois quilômetros e segue pela rua em uma linha plana, o que facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. O custo é de R$ 12,00 para cada visitante e crianças até 10 anos não pagam, desde que acompanhadas de um adulto pagante. Idosos com mais de 60 anos pagam R$ 8,00.

O responsável pelo evento, Luis Paulo Simardi, diz que a ideia é juntar os temas natalinos com a história do centro e seu desenvolvimento ao longo dos anos. Por isso, a atração ganha um diferencial e não se resume apenas a admirar os pisca-piscas colocados pelas ruas ou as decorações feitas pelos estabelecimentos.

Tour de Natal Centro
Guias contam histórias da cidade e dos símbolos natalinos (Foto: Giro in Sampa / Divulgação)

Saindo da Praça da República em direção à Avenida São Luis, os guias relembram histórias que envolvem a região e seus frequentadores nas décadas passadas, como por exemplo, a criação dos cafés coloniais e detalhes sobre a construção dos edifícios. Enquanto isso, um outro instrutor aproveita as decorações das árvores do canteiro e dos prédios para explicar alguns símbolos e curiosidades da data, como as bolinhas nas árvores ou o significado da colocação das guirlandas nas portas.

O passeio segue pela Praça Dom José Gaspar e emenda uma paradinha em frente à Biblioteca Mário de Andrade, onde os guias falam sobre o rico acervo de livros abrigados por lá e contam detalhes da vida do escritor, um dos idealizadores do projeto. Às vezes é difícil ouvir com clareza as explicações, prejudicadas pelo vai e vem de pessoas e carros, além da frenética agitação de uma sexta-feira à noite no centro da cidade, mas nada que realmente atrapalhe o tour.

Tour de Natal Centro
Árvore de Natal da prefeitura é um das paradas do passeio (Foto: Giro in Sampa / Divulgação)

A poucos passos dali, a próxima parada ocorre já bem perto ao Teatro Municipal, que recebe um decoração de luzes coloridas em toda sua fachada e no entorno. Das escadarias, é possível ver a iluminação especial montada no Shopping Light, que colocou imagens de Papai Noéis em toda parte externa, (confira outras decorações natalinas caprichadas nos shoppings da cidade).

Outros pontos turísticos podem ser apreciados, como a Igreja de Santo Antônio, próxima à Praça do Patriarca, símbolo da cidade, e o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, que está decorado por luzes de cor verde e vermelha emitidas por 90 refletores de LED e mil lâmpadas, que também iluminam o grande jardim da cobertura. Por lá fica também um árvore de Natal de cinco metros de altura, onde ocorre uma parada para fotos.

Enquanto o grupo segue andando sobre o Viaduto do Chá, é possível ver os enfeites montados no Vale do Anhangabaú e uma vista impressionante do centro. O encerramento do passeio ocorre por volta das 21h30 dentro do Shopping Light, onde há uma árvore de Natal gigante e é possível tomar um café em um dos quioques do espaço - já que o lugar funciona até as 22h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO