Sábado (1º/12)

Tony Bennett interpreta standards americanos no Via Funchal

Com dois discos lançados em 2012, um dos cantores mais populares dos Estados Unidos faz show único na cidade

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Tony Bennett
Tony Bennett (Foto: Divulgação)

O SHOW

Na música popular americana, Tony Bennett é dos poucos superstars que se mantêm no auge por décadas. Ganhador de dezessete prêmios Grammy, o cantor de 86 anos vendeu, apenas nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de cópias de seus mais de 70 discos. Neste ano foram dois álbuns: Duets II e Viva Duets. Ele anunciou que gravará um novo disco de duetos, desta vez dedicado a música latino-americana. Entre os nomes confirmados estão Ana Carolina e Maria Gadú. No palco, Bennett será acompanhado por um quarteto. A filha do intérprete, a cantora Antonia Bennett, fará participação especial.

O QUE VOCÊ VAI OUVIR

Bennett costuma interpretar standards do jazz, como The Way you Look Tonight (de Dorothy Fields e Jerome Kern, conhecida por interpretação de Frank Sinatra), Maybe this Time (de John Kander), They All Laughed e I Got Rhythm (ambas de George Gershwin), além de uma das músicas que o tornaram famoso, I Left My Heart in San Francisco (George Cory Jr.)

PREPARE-SE COM TRÊS DISCOS

I Left My Heart in San Francisco, de Tony Bennett
I Left My Heart in San Francisco, de Tony Bennett (Foto: Divulgação)

- I Left My Heart in San Francisco (1962)

Clássico americano, o album é um dos mais bem sucedidos da carreira de Bennett. A seleção musical, que combina canções escritas para espetáculos da Broadway com temas que fizeram sucesso nas rádios. A faixa-título permaneceu na lista de mais vendidos por três anos. As inesquecíveis Smile, Tender is the Night e The Best is Yet to Come também entram no album.

MTV Unplugged, de Tony Bennett
MTV Unplugged, de Tony Bennett (Foto: Divulgação)

- MTV Unplugged (1994)

Aos fãs, o projeto de Bennett pareceu um tanto redundante: afinal, o cantor manteve o velho estilo “desplugado” para se apresentar no especial da MTV. Mas o resultado, com participações de Elvis Costello e k.d. Lang, ficou entre os maiores sucessos comerciais do cantor. It Had to Be You e Rags to Riches são alguns dos momentos mais inspirados.

Duets, de Tony Bennett
Duets, de Tony Bennett (Foto: Divulgação)

- Duets: An American Classic (2006)

Mais cedo ou mais tarde, Bennett acabaria cedendo à onda dos discos de duetos com admiradores famosos. Quando finalmente aderiu ao formato, voltou às paradas de sucessos. A primeira edição de Duets tem participações de Paul McCartney, Barbra Streisand, Celine Dion, Diana Krall, entre outros.

DOIS VÍDEOS

- ‘Body and Soul’, com Amy Winehouse (2011)

- ‘The Lady is a Tramp’, com Lady Gaga (2011)

INGRESSOS

Os bilhetes para a apresentação única de Bennett na cidade, que ocorre no sábado (1/12) no Via Funchal, estão à venda no site da casa de shows. Clique aqui para ver mais informações.

AVALIE ESTA ATRAÇÃO: Tony Bennett

Fonte: VEJA SÃO PAULO