Consumo

TOG vende peças de designers renomados com preços a partir de 265 reais

Recém-inaugurada no Itaim Bibi, loja-conceito da marca é uma parceria entre o francês Philippe Starck, um dos profissionais da área mais badalados do mundo, e a Grendene

Por: Sophia Braun - Atualizado em

tog
TOG, no Itaim Bibi: design a preços menos salgados (Foto: Gui Morelli)

Vender móveis de design a preços acessíveis parece um contrassenso. Pois a dobradinha improvável é a aposta da nova e festejada TOG - All Creators Together, loja aberta há três semanas no Itaim Bibi.

Resultado de uma parceria entre Philippe Stark, conceituado designer francês, e o grupo brasileiro Grendene (sim, o fabricante de sapatos), a marca de mobiliário surgiu em 2014, durante o Salão do Móvel de Milão, na Itália, quando foram apresentados 21 produtos.

+ CasaOutlet: roteiro de compras no shopping de decoração

As peças estão expostas na loja-conceito global, que divide uma área de 2 200 metros quadrados com uma filial do restaurante Marakuthai, da chef Renata Vanzetto. Oito profissionais, entre eles o italiano Nicola Rapetti e o britânico Sebastian Bergne, assinam as criações, em sua maioria fabricadas em polipropileno injetado, um tipo de plástico.

Philippe Starck - TOG
A famosa Louis Ghost (à esq.), que não está à venda na loja, e sua semelhante Ema Sao: esta última custa 780 reais (Foto: Divulgação)

Os valores partem de 265 reais, caso do misto de banquinho e baú Apolo Chapo, do designer Ambroise Maggiar. Item mais caro, a mesa Jono Pek, de Starck, custa 10 850 reais.

Considerada a mais vendida do mundo, a célebre cadeira transparente Louis Ghost, de Starck, não está disponível ali, apenas em outros estabelecimentos da cidade, como a Kartell, no Jardim Paulistano, por 1998 reais. Entretanto, há um modelo bem semelhante na TOG, batizado de Ema Sao, que sai por 780 reais.

Mais do que vender mobiliário, a empresa busca ser uma espécie de "comunidade criativa". Os produtos surgem em diversas cores e os clientes têm liberdade para combinar mais de uma tonalidade na mesma peça. Exemplo disso é a cadeira Misa Joy (980 reais), de Starck, cuja estrutura surge em seis cores e ganha encosto de elásticos coloridos, a escolher entre treze opções.

TOG - Misa Joy by Phillipe Starck
Cadeira Misa Joy, de Starck: composição de cores (Foto: Nicole Marnati)

A TOG também incentiva a customização de suas peças. Artistas convidados, como os brasileiros Marcelo Rosenbaum e Rafael Calazan, fizeram intervenções em alguns produtos para inspirar os visitantes. Vale ressaltar que esses itens não estão à venda, mas é possível encomendar, direto com os parceiros, modelos iguais ou semelhantes (personalização cobrada à parte).

Parte das peças poder ser comprada também pelo e-commerce. O site deverá exibir a coleção completa nas próximas semanas. 

TOG - Philippe STARCK
Starck: designer francês por trás do projeto (Foto: Nicolas Guerin)

Fonte: VEJA SÃO PAULO