Continua após publicidade

O teste dos balcões de atendimento dos shoppings

VEJA SÃO PAULO foi a dez centros de compras e avaliou o serviço de concierge

Por Catarina Cicarelli
Atualizado em 1 jun 2017, 18h36 - Publicado em 18 fev 2011, 21h11

Muitos andares e centenas de lojas. Às vezes, é difícil não ficar perdido nos corredores de um shopping. Seja para descobrir onde está o banheiro mais próximo, seja para buscar indicações sobre os artigos desejados, os balcões de informação e os concierges são essenciais aos frequentadores. VEJA SÃO PAULO foi a dez centros de compras da cidade para testar a qualidade desse serviço.

Conferimos se os atendentes sabiam do que falavam e se recebiam os clientes educadamente e em espaços com conforto. Para a avaliação, realizada nos dias 12 e 14, foram formuladas três perguntas: 1) há conexão de internet sem fio na praça de alimentação?; 2) é possível pagar o estacionamento com cartão de crédito ou débito?; e 3) onde fica o fraldário? Em todos os locais, as respostas foram prestadas corretamente. A variação ocorreu na forma de atendimento. No caso do Shopping Ibirapuera, por exemplo, a funcionária de um dos dois balcões — cada um em uma das entradas — respondeu de forma ríspida, demonstrando impaciência diante das três perguntas. Já no Shopping Pátio Higienópolis, a concierge que faz plantão em uma mesa situada no átrio do piso Higienópolis foi gentil e deu atenção detalhada a cada uma das questões.

Outro ponto observado foi a localização. Afinal, de que adianta criar uma área para orientar o cliente se é complicado encontrá-la? A maior dificuldade se deu no Shopping Villa-Lobos. Após muita procura, foi preciso recorrer a um segurança para descobrir que não havia balcão de informações. Há, no entanto, uma sala de concierge, escondida no 1º piso subsolo, disfarçada de loja. Já no Shopping Anália Franco, não existe balcão ou concierge. Para os desorientados, a solução é ir ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), escondido em um piso intermediário entre o térreo e o 1º andar, com acesso por escadas rolantes próximas aos banheiros. No outro extremo, os shoppings Bourbon, Ibirapuera e Morumbi possuem balcões instalados bem em frente às entradas principais.

Shoppings 2205
Shoppings 2205 ()
Continua após a publicidade

Também foi quantificado o número de pessoas que trabalhavam no momento da visita. Com três atendentes, dispostas ao lado da rampa que dá acesso ao piso inferior, o Shopping Iguatemi teve a melhor nota nesse quesito. Além disso, o prédio conta ainda com um serviço de concierge em uma sala reservada, que obteve uma das melhores avaliações na categoria conforto. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.