Transporte

Testamos o novo uberPOOL

Aplicativo permite agora que até quatro passageiros viajem juntos em rotas próximas

Por: Mariana Oliveira - Atualizado em

uber-pacaembu-2
Uber: aplicativo libera viagem compartilhada para clientes que tenham rotas parecidas (Foto: )

Ainda não regularizado na cidade, o Uber, aplicativo de transporte privado urbano, acaba de lançar uma novidade. Na última sexta (29), passou a funcionar a opção POOL, permitindo que usuários dividam a corrida com outras pessoas com destinos ou rotas parecidas.

Segundo a empresa, a nova categoria pode render uma economia de até 40% no valor final. Mas, além de pesar menos na carteira, a modalidade compartilhada traz dois fatores que precisam ser considerados: o aumento no tempo da viagem e de espera para o carro chegar mais a possível interação entre os passageiros.

+ Centro Cultural São Paulo terá cinema ao ar livre e feira gastronômica

A reportagem de VEJA SÃO PAULO testou a função nesta terça (3) em uma viagem de Pinheiros ao Shopping Pátio Paulista, somando cerca de 8 quilômetros de distância. O valor da corrida, que giraria em cerca de 25 reais se utilizado o Uber X (versão mais em conta do aplicativo) passou para 18,36 reais.

A economia de cerca de 25% valeu a pena, já que o segundo passageiro foi pego antes e entregue ao seu destino, o bairro da Bela Vista, por último. Assim, a rota original não foi desviada e o tempo da viagem não aumentou. Dentro do automóvel, a interação, ainda que não obrigatória, acaba surgindo pela peculiaridade do próprio lançamento. Os motoristas, nesta primeira semana, respondem aos muitos questionamentos dos usuários, como a possibilidade de outro companheiro de viagem entrar no meio da rota ou quem descerá primeiro.

+ Estudantes passam a noite no plenário da Assembleia Legislativa

O contrário aconteceu na viagem de volta. Ao parar no número 800 da Avenida Paulista, o carro solicitado já estava com outros dois passageiros que chegaram primeiro em seus endereços finais. Em vez de pagar 17,16 reais, como previsto pelo aplicativo no caso de um veículo exclusivo, a reportagem desembolsou 12,87 reais.

O barato, claro, precisa de uma compensação. Neste caso, ela veio com o aumento no tempo da viagem. As duas paradas anteriores somaram ao menos dez minutos a mais no trajeto até Pinheiros. Por isso, ao escolher o POOL na ferramenta, é preciso se programar em relação aos horários, já que, além do desvio na rota, há sempre a possibilidade de ter trânsito de um lugar para o outro – ainda que perto – em uma cidade como São Paulo.  

Vale ressaltar que, durante toda a viagem, o aplicativo fica procurando novos passageiros nas rotas próximas caso o carro ainda não esteja com quatro passageiros. O valor da corrida, porém, permanecerá sempre o mesmo divulgado no momento em que o automóvel foi solicitado.

Ou seja, mesmo se nenhum outro passageiro utilizar o mesmo carro, o valor pago será o anunciado no momento de escolher a corrida. Neste caso, a Uber, que fica com 30% do valor da viagem quando o carro está cheio, retém apenas 10% do que seria pago ao motorista. 

+ O abandono de animais nas ruas virou um grave problema para a cidade

Assim como o perfil de tráfegos intensos da capital pode influenciar na aceitação da nova ferramenta, o perfil de cada paulistano também conta na hora de escolher se é melhor pegar um carro exclusivo e pagar mais ou compartilhar a corrida com uma, duas ou três pessoas dando, assim, um alívio para a carteira.

Ainda que durante os testes de VEJA SÃO PAULO todas as conversas tenham sido naturais e cheias de curiosidade pela nova ferramenta, há quem prefira se manter em silêncio. Mas isso pode acontecer em qualquer meio de transporte. Afinal, quem nunca pegou um taxista tagarela?

COMO SOLICITAR O UBERPOOL?

UberPOOL
UberPOOL: valores mais baixos do que o UberX (Foto: )

1. Selecione a opção UberX no canto esquerdo da página inicial do aplicativo

2. Digite o local de partida e o endereço de destino

3. Escolha a quantidade de assentos que você precisa (no mínimo um e no máximo quatro)

4. Deixe selecionado (em azul) o valor da esquerda

5. Aperte em solicitar POOL

Quando o motorista é encontrado, a informação de com quantas pessoas você dividirá o carro fica no rodapé do celular.

+ Decreto amplia licença-paternidade no serviço público

SEIS PERGUNTAS SOBRE O UBERPOOL

Posso solicitar a ferramenta somente quando estou sozinho? Não. Você pode estar no máximo com mais um acompanhante. Cada viagem compartilhada pode ser solicitada por até duas pessoas juntas.

O motorista espera quanto tempo até a pessoa chegar no carro? Por ter outros usuários no mesmo automóvel, o tempo de espera é de no máximo dois minutos.

É possível mudar a rota ou destino? Não. Ao solicitar o UberPOOL, é imprescindível que o endereço final seja informado e ele não pode ser alterado durante a viagem.

A ordem de entrada no automóvel é a mesma de saída? Não. Mesmo se você for o primeiro a pegar o carro, poderá ser o último a ser entregue. Isso acontece porque o aplicativo seleciona o endereço mais próximo primeiro.

Se outra pessoa não entrar no carro, eu pagarei mais caro? Não. O valor será o mesmo anunciado pelo aplicativo na hora da solicitação do serviço.

Outros usuários poderão surgir no meio do caminho? Sim. Caso o carro ainda não tenha quatro passageiros e houver uma nova solicitação próxima à sua rota, o motorista irá buscar uma nova pessoa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO